quarta-feira, outubro 28, 2015

A guarda pretoriana do poder económico


      «Ontem, logo após Passos & Portas terem anunciado o governo possível nestas circunstâncias - um grupo de ministros com prazo de validade à vista -, o PS atacou em bloco todas as escolhas. Os ministros da PàF são todos maus porque são do PSD e do CDS, ponto final. Se Cavaco Silva foi sectário, o que dizer desta resposta?»

Não é apenas Cavaco Silva que crê que duas pessoas sérias com a mesma informação chegam necessariamente à mesma conclusão. Há por aí muito boa gente que acredita piamente que governar é a aplicação de uma técnica a que poucos têm acesso, para o que é indiferente recrutar A ou B, desde que ambos provenham da aristocracia do conhecimento, na qual reside o alegado saber oculto. Esta casta de iniciados que ostenta a suposta competência tem horror à política, às diferenças na política, às alternativas em política. A relutância ao confronto de ideias não é um mero capricho, mas a defesa dos pressupostos ideológicos que enformam esta casta.

Depois de quatro anos de devastação levada a cabo por um governo de radicais de direita, André Macedo entende que a oposição — no caso, o PS — deveria fazer vénias ao defunto governo, no qual pelo menos alguns terão sabido aplicar a ciência da governação. É o aforismo de Cavaco dito por outras palavras.

6 comentários :

Anónimo disse...

o governo possível?...esperemos pelas notícias dos próximos dias. o paulinho não vai para casa sem a sua presúria. olha quem...

Anónimo disse...

O André Macedo esperava o quê?
Loas? Louvor? Achar bem só porque são do PSD e do CDS? Achar tudo bem, só porque são da coligação? Era o que faltava.

Anónimo disse...

São os "jornalistas mui dignos, idóneos e profissionais".

Manuel Rocha disse...

Há um outro aspecto no editorial do AM que merece nota: a questão da "legitimidade" de ACosta para ser PM.
Os jornais e televisões têm sido os primeiros responsáveis por transformar eleições legislativas em "eleições de Primeiro Ministro; sabem que não é disso que se trata; ainda assim têm o topete de trazer à liça a questão da "legitimidade" perante uma opinião pública que objectivamente têm condicionado num sentido diverso do que estabelece a CRP, como se não tivessem nada a ver com isso ! Como exercício de hipocrisia, é notável ! Como ilustração do poder não democrático dos média na vida politica, devia fazer-nos a todos reflectir.

MRcoha

Morgado De Basto disse...

Um dia,cheguei a pensar que André Macedo,era um jornalista com espinha dorsal e ideias coerentes com princípios e valores que,por regra,separam os Homens dos Videirinhos,mas,reconheço,mais uma vez,enganei-me.Começa a ser muito complicado,encontrar alguém que me motive a comprar um jornal.

Anónimo disse...

Em qualquer caso há sempre que estar atento aos argumentos da oposição e da sua media, pois senão fica tudo tendencialmente autista ... e ainda é muito sedo para essa tentação.