sexta-feira, outubro 30, 2015

Sem sombra de pecado

• António Guerreiro, Sem sombra de pecado:
    «Sobre Miguel Relvas, não me vem nada à mente. Mas, tendo deparado há uma semana com um artigo dele neste jornal (servia-lhe de título um decorativo quiasmo: Entre a força da razão e a razão da força), fui levado ao exercício ocioso de tentar perceber esta reaparição. Segundo os preceitos de uma moral antiga e dos códigos não escritos daquilo a que os franceses chamam bienséance, esta “figura” teria de expiar em silêncio a sua “culpa”, que não é nenhuma culpa trágica, mas é inibitória porque entra no território da vergonha, como acontece a quem fica nu numa praça pública. Mas a salvação que dantes se obtinha pela retirada obtém-se agora pela exposição mediática. A mediocracia e o clero que a governa têm um poder amnésico e de branqueamento. Miguel Relvas pode ter passado de fugida pela universidade, mas, como muitos dos seus pares, aprendeu por observação directa que o mundo separado e organizado através dos media, a que Guy Debord chamou “espectáculo”, funciona de acordo com esta regra: “O que aparece é bom, o que é bom aparece”. Ele sabe que para reconquistar a bondade, para obter a reparação com toda a leveza, só precisa de aparecer ostensivamente. (…)»

7 comentários :

Rukka disse...

Coitado no nosso Ferro Rodrigues.....
Que frete, no palácio da ajuda.....
Na primeira fila ao lado da primeira dama....

Anónimo disse...

Mas pelo menos, fica "abençoado" com uma carrada de Avés Marias...

Rosa disse...



É o segundo lugar da hierarquia política...teve de aguentar...

Anónimo disse...

Por aguentar e por Relvas, sempre vos conto que, quando Relvas era membro duma autarquia no centro do país, as senhoras fugiam dele a sete pés nos almoços e jantares de circunstância porque o bicho, tal qual uma torneira aberta, jorrava sobre elas todos os detalhes dos hotéis de luxo em que se alojava quando em visita official. Ia até aos mais ínfimos pormenores. Descrevia as refeições ponto por ponto. Que pena em Portugal não haver a Grã Ordem do Piroso para tipos destes. No fundo, no fundo, para além de incompetentes e corruptos, são deslumbrados pelo pote.

Anónimo disse...

este escroque é o reflexo perfeito desta direita, sem escrúpulos sem ideologia sem carácter, desumana, apenas virada para enriquecimento da prole e dos amigos! quando vejo esta personagem vem me a´ cabeça um câncer em estado avançado a apodrecer tudo ao redor. o PSD, este PSD está carregado desta doença.

Anónimo disse...

O Ruka, se fosse dar banho ao cavalete, fazia com que o país cheira-se melhor

Zé da Trinas

Júlio de Matos disse...




Moleque...