sexta-feira, outubro 30, 2015

Uma nova etapa de maturidade democrática

• Pedro Delgado Alves, Uma nova etapa de maturidade democrática:
    «(…) 7. Temem alguns, irritados, por uma fantasiosa rutura no sistema e pela chegada de uma hora negra do nosso regime democrático. Pela minha parte, mais preocupante parece ser a continuidade em funções de uma maioria que não se impressiona com as exigências que a Constituição da República impõe à governação, colecionando já mais de 20 decisões de inconstitucionalidade, que se tem revelado disponível para obliterar o modelo de proteção social vigente nos últimos 40 anos e que não se comove com o rumo de empobrecimento do país.

    O que é verdadeiramente novo na nossa constelação política é a disponibilidade de várias forças políticas para superarem o que as afasta e se concentrarem prioritariamente em apresentar uma alternativa a este quadro político. Fazem-no, na medida em que consideram prioritária a defesa do texto constitucional pelo futuro executivo, a devolução de rendimento e dignidade às famílias, e a rejeição da desvalorização sistemática dos serviços públicos essenciais para a nossa vida em comum.

    Sendo esta a primeira vez que a hipótese se nos coloca, podem alguns estranhá-la. Mas, abusando do slogan pessoano, estou certo de que só temos a ganhar quando a solução se entranhar como mais uma solução governativa possível no ADN da nossa democracia.»

1 comentário :

A Verdade disse...




Deixemo-nos lá de meias-palavras e floreados: a um verdadeiro "prec de Direita" como o dos últimos quatro anos e meio, teria forçosamente de suceder-se um... 25 DE NOVEMBRO DE ESQUERDA!



E António Costa deveria era propor um nome-surpresa para 1º-Ministro (Carlos César?) e depois CANDIDATAR-SE À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA!


Matando dois coelhos de uma cajadada.