sábado, novembro 14, 2015

O centro vital

Hoje no Expresso
Clique na imagem para a ampliar

12 comentários :

Jose disse...

A política medida em tabuleiro e peças.
Só que as peças são movidas por homens, e é no carácter dos homens que se mede a qualidade da política.

Chamar acordos a papeluchos e convergências a farsas para justificar o movimento das peças é a canalhice que está em jogo.

Não que seja algo de novo no PS dos oportunistas. O Sócrates aumentou salários à função pública, martelou contas e juntou à austeridade a promessa do cheque-bébé.
Não é por acaso que o substiyuiram pelo seu nº2.

Anónimo disse...

peço desculpa mas parece o pessoal do cds/pp a falar do novo centro.

centro é centro, pode aliar-se ao centro-esquerda como ao centro-direita - mas não à esquerda de raiz marxista.

o que há de novo é de facto o centro-esquerda, o ps, ter derrubado um muro de quarenta anos, o que é saudável, pois refaz o jogo parlamentar que facilitava a vida à direita. acabou a mama em que portas e passos se fiaram. resta o método de hondt.

o que há também de novo é a deriva oligárquica, bonapartista e pelos vistos plebiscitária do psd de passos. a actual direcção do psd está de facto no limiar do que é ou não democrático. talvez o seja na forma mas não o é na substância. para o cds, herdeiro da UN/ANP o problema não se põe.

onde fica o centro? sabe-se lá, no parlamento é que não está, nem na corrente democrata-cristã nem na de pendor social-liberal.

Victor Nogueira disse...

Ora, aqui está, a meu ver, o cerne daquilo que orienta o PS sob a liderança de António Costa. Há dirigentes socialistas que, desligdos duma certa realidade, não entendem e contra a qual batalham, seja às claras, seja em surdina. Por centro entenda-se, a chamada "classe média", tampão sociológico das revoluções e subversões.

praianorte disse...

Esta página está cheia de vírus.

Anónimo disse...

Muito bem pensado e igualmente bem escrito.
Oportunistas? Bem, vejo-os em todos os partidos.Como vejo em todos os partidos, excluindo os respetivos programas e ideologias, gente dedicada e bem intencionada. Precisam-se dos bons políticos. Os outros, devem partir para o que sabem fazer.
Sócrates? Também há mitos a desfazer. Quem acabou com as subvenções vitalícias? Quem baixou/cortou os salários da função pública com efeitos a 1 de janeiro de 2011? Os tais salários, que ainda só foram repostos, em 2015, 20%. Em que governo foi publicada a lei 12 e que impactos ela teve em termos financeiros?
Seria bom que alguém fizesse um estudo, pós 25 de abril, governo a governo, medida a medida tomada, seus impactos financeiros e seus custos benefícios. E claro, aferir da importância das políticas públicas, na vida das pessoas.A todos os níveis, incluindo o impacto dos dinheiros europeus no Portugal a que chegamos.

Jose disse...

Os partidos que visam regimes autoritários, ditaduras de classe, estados totalitários, e que se limitam a cumprir as leis do Estado democrático para aí poderem exercer a sua acção de propaganda, são aqui tratados como estando para lá de um muro que há toda a vantagem em ser derrubado ainda que não renunciem à sua ideologia!
E discute-se onde começa e acaba o centro? Comovente!

Jose disse...

Por falar em derrubar muros.
Aquele muro constitucional que proíbe a defesa de ideias fascistas. Não será a hora de o derrubar para que os fascistas possam partilhar os benefícios do parlamentarismo?
Bem vistas as coisas temos quase tudo preparado: sindicatos e ordens, grémios que são associações, Câmara corporativa designada por Conselho Económico e Social e acordos partidários para o salário mínimo.

Anónimo disse...

este José deve ser do partido que tem na sede o quartinho do padre milagreiro.

que eu saiba a tal lei ainda está em vigor e não parece que incomode o pnr. o problema é o eleitorado que não parece gostar muito da coisa. isto é compreensível num país onde os brancos não são bem brancos e os mulatos são quase brancos. isto para não falar do sangue de marrano e de mouro que por aí abunda.

Ainda há grémios? há o literário, para servir jantares. De resto há as ordens profissionais e espero que um dia destes os trabalhadores do sexo criem também a sua para regularem a ética da profissão.

Então quer acabar com os sindicatos? em nome do postulado de que coarctam a liberdade contratual?

Afinal de contas o José parece ser um adepto do "liberalismo histórico". Aquele que foi ao fundo em 1910 e acabou de vez em 1926. Com que então a ideia é essa, constituição liberal, cingida à articulação de poderes, fora com o estado social, fora com a concertação social, reina a autonomia da vontade - e quem não gosta leva no toutiço. Não quer também de volta o Senhor Dom Luís I? não, não quer, do que gostava mesmo era do botas e do seu Barbieri. Paciência, os tempos são outros.

Anónimo disse...

Passos Coelho é Salazar (lembram-se que também foi ele quem "pôs as Finanças Públicas na ordem" ?)
Cavaco Silva é Américo Tomás
A Esquerda é O Reviralho

E quem agora berra pelas eleições quer eleições é no c....
Só se forem fraudulentas como as que havia no Estado Novo para a Assembleia Nacional e que garantam a Farsa.

António Costa se espingardear acontece-lhe o mesmo que ao Humberto Delgado.
Ele que se mire no que esta extrema-direita fez a Sócrates, agora e cada vez mais assumidamente o 1º PRESO POLÍTICO deste regime.

Só que tam com esta ditadura existe na forma de FARSA (com eleições a fingir) também os PRESOS POLÍTICOS agora o são sob a capa cínica de imputações de corrupção e afins, e nem acusações e julgamentos são necessários, opta-se pelo linchamento popular, com a ajuda da Comunicação Social, a nova POLÍCIA DE COSTUMES do regime ("ai e tal, se não é mais é porque vivia acima das suas possibilidades").

Isto vai lindo, vai, vai.

Jose disse...

O grande défice democrático deste país érevela-se pelo ainda muito disseminado consenso de que quem possa articular um qualquer mantra denegrindo o Estado Novo é suspeito de ser politicamente adulto e não totalmente inerme intelectualmente!!!!

Anónimo disse...

Não é suspeito, oh imbecil, é politicamente adulto denegrir o estado novo porque foi mesmo uma merda de estado.
Ponto.
Já percebemos que és uma víuva do mesmo. Mas tens de perceber que os tempos mudam. Agora vives em democracia, podes dizer os disparates que quiseres onde quiseres, inclusive aqui mas já não podes impôr pela força as tuas ideias, o que muito te deve irritar.
Paciência. Habitua-te. É a vida.Vais levar com o reviralho quer queiras quer não.

Herculeano disse...



O "centro" político é apenas uma frágil criação da prosperidade mundial do pós-Guerra e uma consequência dessa invenção da Social-democracia europeia (a verdadeira, não a fantochada de que o sá carneiro se reclamava "herdeiro") chamada "classe média", que aliás aniquilou de vez o Comunismo.


Destruindo a "classe média", porém, acaba-se logo o belo "centro".


Não me digam que não sabiam disto, seus sabões pantomineiros! Agora, levam com a bipolarização em cheio nas trombas. Bem feito!


E a culpa é do retardado do vítor gaspar, que devia saber, se calhar, mas não vos avisou...