“Hoje em dia, com «chats», fóruns virtuais, blogues e caixas de comentários, os anónimos reproduzem-se como coelhos. São mais que as mães! Basta ter um computador com ligação à Internet. Com a proliferação de anónimos surge, naturalmente, a multiplicação dos insultos. Mas qual é o valor de um insulto anónimo? Nenhum. O insulto boçal não tem valor, e menos ainda quando não é assinado. O insulto disfarçado de «crítica», uma vez que demonstra um maior empenhamento por parte do seu autor, pode ser perdoado (ou lido) numa única circunstância: tem de ter graça. O grande problema talvez seja mesmo esse: a falta de piada no insulto-crítica, usualmente dito com um tom rasteiro. De intenções obscuras está o mundo cheio e não sabemos o que move um completo estranho, sozinho em casa ou mal acompanhado.”
terça-feira, dezembro 20, 2005
A Bomba Inteligente
A Charlotte reproduziu um texto que publicou no Expresso em Junho. Caiu do céu (o texto…) — ou será que a Charlotte se resolveu a saltar em defesa do fustigado Miguel (me, myself and I)? Nós gostaríamos de ter arte para o poder ter escrito. Sabendo-se que as caixas de comentários do CC estão repletas de comentários anónimos, sugerimos vivamente a leitura de O anonimato. Fica, para memória futura, um extracto:
Subscrever:
Enviar feedback
(
Atom
)
19 comentários :
Há anónimos e anónimos .... Não utilizo o anonimato para agredir ninguém.
Bom post o da Carla
É uma injustiça, é, é.
É uma injustiça alguém escrever que aqui é um lugar para denegrir pessoas, é, é.
Ainda por cima quem escreve só o diz para o autor do blog que é pessoa muito conhecida e nada anónima.
É uma injustiça, é, é.
Miguelito : Bom Natal para ti também, até mesmo os burros participam na festa, nem que seja para comer as palhas ao Menino-Jesus.
José Anónimo
Dá-lhe palha Abrantes, mistura um pouco de aveia, ao fim e ao cabo estamos na epoca natalicia.
Os tribunais estão fechados? e as escolas?
Façam o favor de abrir só em Outubro próximo
Ó Abreu da cá o meu
(outra versão)
“Hoje em dia, com «chats», fóruns virtuais, blogues e caixas de comentários, os virtuosos maniqueístas reproduzem-se como coelhos. São mais que as mães! Basta ter um computador com ligação à Internet. Com a proliferação destes “virtuosos” surge, naturalmente, a manipulação da informação e a opinião parcial. Mas qual é o valor da opinião facciosa? Nenhuma. A opinião facciosa não tem valor, e menos ainda quando o seu putativo autor não tem a coragem de publicar o seu “registo de interesses”. A mesquinhez servil e demagógica disfarçada de «opinião», uma vez que demonstra um maior empenhamento por parte do seu autor, pode ser perdoada (ou lida) numa única circunstância: deve ser moderada, sob pena de ser doentia. O grande problema talvez seja mesmo esse: a falta de medida da demagogia-opinião, usualmente dita com um tom rasteiro. De intenções obscuras está o mundo cheio e não sabemos o que move um completo estranho, sozinho em casa ou mal acompanhado, ainda que diga chamar-se Sr. Abrantes”
Bravo, caro anónimo! Brilhante! Subscrevo integralmente, acrescentando:
Quando um anónimo vitupera um outro, pelo facto de o ser, está a fazer a figura triste que o ditado "ri-se o roto do esfarrapado", melhor exemplifica.
Ò Abrantes dá-lhes mais vinho
Há que criticar os anónimos que criticam o "anónimo" e "desinteressado", talvez "altruista", o famoso "Miguel Abrantes"...
Também podemos criticar os anónimos que têm um etilo muito parecido com o do "Miguel Abrantes"?
Rectifico...
Há que criticar os anónimos que criticam o "anónimo" e "desinteressado", talvez "altruista", o famoso "Miguel Abrantes"...
Também podemos criticar os anónimos que têm um estilo muito parecido com o do "Miguel Abrantes"?
Ninguém dá pontapés em cães mortos.
Os pontapés, aqui, são cada vez menos.
"Ninguém dá pontapés em cães mortos.
Os pontapés, aqui, são cada vez menos. "
Atão é porque o cão não está morto.
Mais pontapés sff!
E dêem-lhe dentadas !
E reguem-no com gasolina e ateiem o fogo !
E enterrem-no ainda vivo !
E usem as becas para criar um tribunal plenário (ou da Inquisição) !
Ó Abrantes, és mesmo burro.
Quando 90% dos comentários anónimos és tu que os escreves, bem podes comer da palha que citas.
Bom proveito.
São mesmo burros, estes comentadores.
Só 90 % ...
A Bomba Inteligente é um blogue sem comentários pelo que a sua autora escreve o que lhe apetece, sempre do alto da sua sapiência, ficando com a última palavra, ou melhor, a única palavra.
Quem assim actua, mesmo com o nome no alto da web page, não tem o direito de vir botar sentenças sobre moralidade e anonimato.
A Carla é uma fraude e ela sabe-o bem. É porque não tem capacidade de ir além da vacuidade medíocre que acordou assim.
Luís Manuel Neves, Algés
«Nós gostaríamos de ter arte para o poder ter escrito»
Que diabo, até parece que é um texto de fino recorte literário.
Enviar um comentário