sexta-feira, dezembro 16, 2005

Mais valia ter estado calado

Maria Monteiro é filha de António Monteiro, embaixador em Paris e ministro dos Negócios Estrangeiros de Santana Lopes. O CC e diversos órgãos de comunicação social referiram-se ao facto de a menina em causa ter sido nomeada por Freitas do Amaral para adida de imprensa da embaixada de Londres. O que estava em causa era a circunstância de o percurso profissional da jovem Maria se circunscrever a ter sido assessora de imprensa do ex-primeiro-ministro Durão Barroso e depois assessora da ministra da Cultura de Santana Lopes — com a agravante de Freitas ter, entretanto, anunciado a intenção de reduzir o número de conselheiros e adidos que enxameiam as embaixadas por esse mundo fora.

Nem discutimos a ética de haver assessores de imprensa capazes de divulgar a palavra de qualquer governo. Apenas se assinalou o facto de a menina ter ficado desempregada quando caiu o governo de Santana — e ter sido precisamente o ministério de que o pai (da menina) era o responsável que, num primeiro momento, a acolheu e que, agora, se prepara para a atirar para um lugar em que vai receber cerca de 2 mil contos por mês.

Freitas do Amaral entendeu que a opinião pública não havia percebido suficientemente a situação e enviou o seguinte esclarecimento ao Público (de ontem):

    “Em relação à referência que me é feita na coluna Sobe e Desce, na pág. 23 do PÚBLICO de sabádo 10, gostaria de esclarecer o seguinte:
    1) Não é verdade que a dra. Maria Monteiro seja “assessora de imprensa de Freitas do Amaral”: ela é, sim, consultora técnica na área da informação do Gabinete de Informação e Imprensa do Ministério dos Negócios Estrangeiros, que tem sido, aliás, alfobre de grande número dos nossos conselheiros e adidos de imprensa no estrangeiro;
    2) Não é verdade que a decisão de nomear a dra. Maria Monteiro para Londres tenha sido tomada “agora”, e “depois” de o ministro ter anunciado uma revisão do regime legal de designação de conselheiros e adidos técnicos. Essa é a aparência. A realidade é outra: a decisão referida, como várias outras, foi tomada antes do Verão; a decisão de estabelecer um novo regime legal sobre a matéria (para vigorar a partir de 2006) só foi tomada pelo Governo em Setembro e anunciada em Outubro na AR; mas só agora, em Dezembro, o Ministério das Finanças pôde descongelar a verba para o caso de Londres. Daí a confusão (decerto involuntária) da sra. jornalista: fiando-se nas aparências, acabou por criticar injustamente.”

    DIOGO FREITAS DO AMARAL
    Ministro dos Negócios Estrangeiros

11 comentários :

Anónimo disse...

Claro como a água do Luso.

MFerrer disse...

À falta de outro interlocutor dirijo-me ao anónimo:
Quero informá-lo que o que tenho hoje a chamar ao Freitas do Amaral não é nada do que ontem pensei chamar-lhe o que,portanto, torna irrelevante qualquer objeção ao que eu agora lhe chamo.
Estamos entendidos? Não?
Então eu faço um desenho.
Pense que o referido ministro devia ser apelidado de opotunista e de mentiroso aqui há dias.
Mas não, nada disso. Hoje, o cavalheiro depois de ter feito publicar essa peça noticiosa, passou à categoria de chapado cretino e imbecil!
Já percebeu?
É que me chateia esta história de nos tomarem por parvos. Eu prefiro a ditadura do que o conto do vigário, tá ver?
Cumprimentos.

Anónimo disse...

"A título de curiosidade, o salário mensal da nossa nova adida de imprensa da embaixada de Londres daria para pagar as progressões de 193 técnicos superiores de 2ª classe, de 290 Técnicos de 2ª classe ou de 290 Assistentes Administrativos. O mesmo salário daria para pagar os salários de, respectivamente, 7, 10 e 14 jovens como a Maria, das categorias acima mencionadas, que poderiam muito bem despedir-se, por força de imperativos orçamentais. Estes jovens sem berço, que ao contrário da Maria tiveram que submeter-se a concurso, também ao contrário da Maria já estão habituados a ganhar pouco e devem habituar-se a ser competitivos. A nossa Maria merece.
Também a título de exemplo, seriam necessários os descontos de IRS de 92 portugueses com um salário de 500 Euros a descontar à taxa de 20%. Novamente, a nossa Maria merece.
"

in O país do Burro - http://opaisdoburro.blogspot.com

Anónimo disse...

A CULPA É DOS JUÍZES!

Anónimo disse...

País de cunhas!

Anónimo disse...

E qual sera a "chupeta" que sera preciso encontrar para reformar Freitas deste Governo?

Anónimo disse...

O País do Burro vem com uma lenga lenga, que ainda faz de nos, ou pensa fazer, de nos mais burros.

Se calhar o que ele queria dizer é que há 193 tecnicos superiores superiores, cuja produtividade é nula, porventura 193 teccinos inferiores, produzem muito mais, ou melhor, porventura estão 193 tecnicos a mais e se for da agricultura, então, dvem estar 1.193, para aquilo que é a nossa agricultura produz.

tambem acho piada, que quando foi nomeada a Maria Elisa, para se curar, dizia-se então; os mesmos que agora criticam, nada disseram.

Nem sei se é preciso uma assessora de imprensa em Londres, sé é para trabalho útil ou se é mais um tacho.

Que a Elisa teve um, isso é uma realidade, se temos dinheiro para manter outra Elisa qualquer, é que tenho francas duvidas.

è que se é para passear a formosura da mulher portuguesa, então, o Pai que invista no rebento, não é concerteza o herario publico que o tem de fazer.

Anónimo disse...

O embaixador Monteiro é mais um que tem no Estado mais uma coutada para caçar!
Quantos jovens portugueses não terão a capacidade dessa menina para ocupar esse lugar?
E o Estado é tanto deles como do pai da menina. Por essa razão deviam ter direito a concorrer ao lugar em igualdade de circunstâncias com ela, pois parece que até havia uma vaga (só para ela).
Quem houve e vê esse Monteiro é só estilo e princípios mas na verdade é mais um desavergonhado tachista igual a milhares que corrompem e traficam influências em proveito próprio à custa do erário público.
E a comunicação social calada e nós ... a desabafar por aqui.
Parabéns para o autor do blog que nos vai permitindo ver a cara a estes patifes.

Anónimo disse...

Ai os malvados dos Juizes e dos Funcinários Públicos...

Anónimo disse...

Eh eh eh eh
Deixem-me rir.
Este blog não existe.
Melhor, é palhaçada.
Vão pentear macacos.

Anónimo disse...

Estye país está assim por culpa dos Juizes. O Poder Judicial é, em parte, culpado da pouca vergonha que se passa.