quinta-feira, dezembro 21, 2006

Pedro Soares de Albergaria: “o pensamento de um cidadão pode ser destorcido”

No blogue em que colabora, o Juiz Pedro Soares de Albergaria mostra que o seu nível de conhecimentos semânticos não fica atrás da sua sapiência jurídica. Num post curto e dorido, queixa-se de o parecer de que é co-autor sobre a revisão do Código Penal ter sido “destorcido”. Destorcido significa endireitado — precisamente o inverso do que Albergaria quereria dizer.

O juiz quereria dizer “distorcido”, no sentido de desvirtuado ou adulterado, mas, como se diz que Deus escreve direito por linhas tortas, a ignorância semântica levou-o a dizer a verdade sem querer. Com efeito, a notícia do DN fez-lhe justiça e apresentou de forma direita e clara as suas posições de um reaccionarismo atroz sobre as uniões de facto.

O que se estranha é que a Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) tenha acolhido estes pontos de vista, reproduzindo-os como sendo a posição oficial da magistratura portuguesa. Ainda assim, há quem não se conforme com as posições ultramontanas dos juízes Pedro Soares de Albergaria e José Mouraz Lopes, os autores do reaccionário parecer apadrinhado pela ASJP. É o caso de Ricardo Matos, colega de blogue daqueles dois magistrados, que não se coibiu de exprimir uma posição contrária no Sine Die, defendendo a igualdade entre heterossexuais e homossexuais.

Em qual das posições se revêem os juízes portugueses: na da ASJP ou na de Ricardo Matos?

7 comentários :

Anónimo disse...

Pois a ignorância anda à solta de braço dado com as posturas mais primárias. Costuma ser assim.

Anónimo disse...

Pois a ignorância anda à solta de braço dado com as posturas mais primárias. Costuma ser assim.

Anónimo disse...

Eu não lhe chamaria ignorância, seria um elogio para tão ilustrados srs.. Chamaria sim, pura cegueira racista e reaccionária. Deve-se expurgar esta gente da justiça e envia-los para o Zâmbia, junto do mugabe, estariam em consonância de ideias.

Anónimo disse...

Mas os juízes de agora não têm a instrução primária ?

Anónimo disse...

Ignorância semântica?! Bem, um sujeito que escreve "Queixa-se de o parecer" revela, sem dúvida, um apurado conhecimento linguístico.

Anónimo disse...

Cegueira rácista e reaccionária? e se fossem para a Rússia ser livres e felizes, como merecem, aliás!

Anónimo disse...

Desde de quando Heterossexuais são iguais aos homossexuais, não falta nada e vão obrigar-nos a ser homosexuais...