segunda-feira, abril 14, 2008

Democraticidade das eleições no Zimbabué

Jerónimo de Sousa: “(…) é bom lembrar que a democraticidade das eleições foi posta em causa, mas depois perante os resultados logo surgiu a exigência da sua imediata divulgação (…)”. Pois, 16 dias depois, os resultados das eleições continuam democraticamente fechados a sete chaves.

5 comentários :

Anónimo disse...

A DEMOCRACIA Á MODA DO pcp:

Comunistas o vosso ideario é a negação aos direitos humanos em toda a sua plenitude. Quem nega, persegue, prende, mata, explora,rouba, currompe,proíbe,exila e usa tirania para oprimir, não deve falar ou exigir democracia. Qual a moral e ética para o fazer?

Só um pequenissimo exemplo:

"Entretanto, a polícia ameaça com severidade aqueles que perturbarem "a paz civil".

Sem data de fim, o protesto pretende ser uma forma de pressão para que a Comissão de Eleições seja obrigada a revelar os números finais.

Dezasseis dias depois, os responsáveis pelos votos dizem que ainda estão em fase de contagem e confirmação.

Hoje também, soube-se que um dirigente do principal partido da oposição foi assassinado. Tapiwa Mubwanda foi esfaqueado no sábado, por apoiantes da ZANU-PF (partido governamental).

Mubwanda era um dos muitos agentes eleitorais do MDC, que há 16 dias alega ter vencido as eleições para a chefia do Estado. No ataque, o seu irmão Lainos também ficou ferido. A polícia sustenta que este não foi um crime político.

Esta escalada de violência repete-se um pouco por todo o país. Dezenas de apoiantes do MDC são raptados e espancados"

Anónimo disse...

Por supuesto, el problema es el de siempre: los precios. Los cubanos han de pagar 111 pesos cubanos (CUC), que equivalen a 120 dólares, ó 75 euros, para activar su línea móvil. Luego de dar de alta su equipo funcionará con tarjetas prepagadas; el minuto de llamada cuesta aproximadamente 50 centavos de dólar, según la tarifa. Si se tiene en cuenta que un peso cubano convertible equivale a 24 pesos ordinarios, y que el salario mensual promedio de la isla es de 408 pesos, es decir, 17 CUC, ó 12 euros, un trabajador que cobre un sueldo medio se lo gastaría en 38 minutos de móvil.

Para las autoridades, este cálculo es engañoso. El diario Trabajadores critica las "cuentas disparatadas que hace la prensa extranjera sobre el salario que ganamos los cubanos", sin tomar en consideración los subsidios del Estado a la alimentación y a necesidades básicas como "la salud, educación y seguridad social en niveles que quisieran para sí los trabajadores de la mayoría de los países". Aunque son cada vez más los cubanos que tienen acceso a moneda dura, hasta los más militantes admiten que la medida de los celulares, como la de la venta de DVD y computadoras y el acceso de los cubanos a los hoteles, sólo beneficia hoy a una minoría privilegiada. Para el amigo sommelier, que no tiene problemas graves de dinero, lo más importante de todo es que poco a poco él y sus compatriotas dejan de ser ciudadanos de segunda. "Por eso sí hay que brindar".

Anónimo disse...

o PC anda aos caídos.

A próxima visita é à Coreia do Norte

Anónimo disse...

"O mpla defende a corrupção" palvras de Isaías Samakuva, lider da Unita.

Mais:- O mpla, antigo partido marxista, tornou-se um partido defensor do CAPITALISMO SELVAGEM, da corrupção, que explora os trabalhadores e viola os direitos humanos"

Então é esta politica do mpla que o pcp e jeronimo de sousa são seus guardiões e apoiantes?

A mim, estes ou quaisquer outros comunistas não me enganam, NÃO.

PDuarte disse...

Comentar para quê?
Oh!