domingo, abril 20, 2008

Fintar a História

Gostava de estar na cabeça de um velho leitor do Avante! quando vê o seu jornal regozijar-se com a vitória dos maoistas no Nepal: Comunistas vencem Constituinte. Vale tudo para morrer devagarinho.

4 comentários :

Luis M. Jorge disse...

"Gostava de estar na cabeça de um velho leitor do Avante!"

Julgo que Deus lhe concederá esse desejo, Miguel. Mas não o "Avante", é claro.

Anónimo disse...

O comunismo como sistema politico é a negação total da falta das liberdades e dos direitos humanos.

Sistema que se caracteriza por policial,repressivo e autoritario.

Cria uma nomenclatura partidaria, minoritaria, beneficiaria dos previlegios do poder politico, economico e financeiro.

Molda a mente e a consciencia do ser humano desde criança até à sua morte.

Hoje, o comunismo existe só em meia duzia de países, cuba (em mudança?);china(capitalista?);Vietname;Nepal;Coreia do Norte (campeão da fome), etç. Estas sociedades governadas por eles, o que nos dão no campo da justiça social e dos direitos humanos? A china é o seu maior exemplo desta contradição.Centenas de milhõesa na pobresa total.Na coreira milhões morrem à fome, para não falar de cuba, cujo salario mensal de um trabalhador é 12 euros, onde até era proibido ter um micro ondas, telemovel, etç.Mas só para os trabalhadores.
Por muito que acenem com as manhãs que cantam, a mim não me convencem.

Todos os sistemas politicos que limitem as liberdades, os direitos humanos e que se baseiem na repressão policial e nas prisões por delito de opinião, tais como:
a)- fascismo;
b)- comunismo;
c) - nazismo.
São sistemas que devem merecer o repudio de todos os democratas.
Vivam as liberdades

Anónimo disse...

Mais um regime autoritario e repressivo

Direitos humanos em Angola
Apesar de o Conselho da UE se afirmar convencido de que a situação dos direitos humanos em Angola está a melhorar (ver post de 3 de Abril), em apenas duas semanas proliferaram notícias preocupantes:
- acusações de tortura contra as testemunhas do jornalista angolano José Lelo, preso há meses;
- detenção na República Democrática do Congo de quatro pessoas originárias de Cabinda, com estatuto de refugiados, alegadamente no seguimento de pressões de Luanda;
- denúncia de um eventual plano de acção do MPLA para lançar uma onda propagandística destinada a denegrir a oposição.
Particularmente preocupante foi também o anúncio do próximo encerramento do escritório do Alto Comissariado dos Direitos Humanos das Nações Unidas em Luanda, por ordens do Governo angolano. Ainda por cima num momento em que Angola é Membro do Conselho dos Direitos Humanos da ONU e em que se preparam as eleições, há vários anos sucessivamente aguardadas e adiadas.
Interpelado sobre as alegações de tortura o Ministro do Interior angolano, em recente estadia em Portugal, fez-se desentendido e optou por sublinhar a falta de preocupação dos europeus pelas violações de direitos humanos na Europa e nos EUA, invocando Guantanamo.
Como é obvio, quem em Portugal enfia essa carapuça, nunca se preocupou nem se preocupará com os direitos humanos dos angolanos, nem de ninguém mais.
Não é obviamente o meu caso.
E por isso aqui deixo registado que considero totalmente inaceitável a reacção do Ministro Roberto Leal Monteiro. Uma reacção que se volta contra o seu Governo, pois só reforça a percepção geral de tem mesmo muito a encobrir na matéria.
[Publicado por AG] [20.4.08] [Permanent Link]

Anónimo disse...

Isso era o que eles queriam que tivesse acontecido em Portugal em 1975!