quinta-feira, janeiro 29, 2009

A lei e a palha

Está aqui o comunicado da Procuradoria-Geral da República. Duas notas breves:
    1. Como diz a PGR, e muito bem, “Ninguém está acima da lei”. Presumo que isto valha também para a equipa (procuradores e investigadores da PJ) que está com o caso Freeport, designadamente quanto à violação sistemática do segredo de justiça e ao pára/arranca do processo.

    2. Diversamente do que a comunicação social hoje diz, a diligência da polícia inglesa é a resposta a uma diligência da polícia portuguesa promovida em 2005: “Os alegados factos que a Polícia inglesa utiliza para colocar sob investigação cidadãos portugueses são aqueles que lhe foram transmitidos em 2005 com base numa denúncia anónima, numa fase embrionária da investigação, contendo hipóteses que até hoje não foi possível confirmar, pelo que não há suspeitas fundadas.”

    Dito de outro modo, a carta rogatória enviada, em 2005, pela polícia portuguesa está contaminada pela tramóia levada a cabo nas vésperas das anteriores eleições legislativas. Foi com base nos elementos da referida carta anónima enviada de Portugal que a polícia inglesa reagiu. Logo, os elementos pedidos não foram, contrariamente ao que a comunicação social disse ontem e hoje, consequência de qualquer investigação que esteja a ser levada a cabo pelas autoridades inglesas.

3 comentários :

Anónimo disse...

Há limites para tudo, incluindo para a capacidade de um político suportar uma campanha suspeitas e acusações sem nenhuma prova, que põem em causa a sua honorabilidade política, ainda por cima quando não goza de igualdade de armas para as contraditar.
Apesar da sua conhecida tenacidade e resistência aos ataques pessoais de que tem sido alvo, Sócrates não pode continuar a suportar indefinidamente o agravamento da infame campanha contra si, sem confrontar as instituições envolvidas com as suas responsabilidades, designadamente a PGR, que tem deixado crucificar diariamente o PM com base numa maciça exploração especulativa de alegados dados de uma investigação (aliás, em geral violação do segredo de justiça), bem como o Presidente da República, a quem cabe velar pelo regular funcionamento das instituições.
E em última instância há o recurso para o voto dos eleitores...

Anónimo disse...

Nem mais, quem fala assim não é gago, assim fala-se o jornalista da Visao (sem til), apresenta-se as provas que acusa.

O visado podia-se defender.

Parece-me que esta tramoia´foi organizada num bar em Chelas

Zé Boné

Anónimo disse...

Alias como confirma a Procuradora, Candida de Almeida, os ingleses baseiam-se na carta anonima para dar inicio ao seu processo e não o contrario.

Já em 2004, o ppd atraves de santana e acessores, agente da judiciaria e ines serra lopes, montaram a campanha negra.

Hoje os organizadores vem do mesmo lado, mas com outros rostos e personagens.

O povo saberá dar a resposta a esses camisas negras.