sexta-feira, janeiro 16, 2009

Política e futebol





Nunca escondi que o Filipe Nunes Vicente é um dos meus bloggers preferidos. Mesmo na defesa de causas perdidas (Dr.ª Manuela, presidenciais, excessos de Israel, Benfica…), muito dificilmente seria possível fazer melhor. Pacheco Pereira, que se toma por um n.º 10 do PSD, parece uma arrastadeira, um trinco à moda de Paulinho Santos, quando comparado com a capacidade de distribuição de jogo de FNV (um Aimar sem a arreliadora lombalgia): “Sim, quando mente não se orgulha. (…) Estou-me nas tintas para os 23%. Podiam até ser 12%. A forma de fazer política que MFL está a mostrar aos portugueses não tem preço.” Se Aprígio Santos, por exemplo, entrasse na cabine com um discurso tão galvanizador, em lugar do discurso da desgraçadinha ao estilo da Marmeleira, quantos lugares a Naval 1.º de Maio não galgaria na classificação?

É verdade que FNV usa um truque de ilusionismo para fazer a defesa da Dr.ª Manuela: transforma a política numa técnica e prescinde da técnica (e de tudo o que a senhora disse antes de ser eleita presidente do PSD) para analisar a política da Dr.ª Manuela. O resultado pode não ser o mais animador quando confrontado com a realidade, mas tem uma lógica interna (de curto prazo) que apraz registar. E o certo é que não se vê ninguém na elite do PSD a fazer melhor a defesa daquela que, antes de engolir todos os sapos e mais algum, foi vendida como a “dama-de-ferro do PSD”. Mais uma razão para eu gostar de ler o FNV.

(Sobre Paulo Rangel fica para a próxima)

4 comentários :

Anónimo disse...

A manuela é um desastre em toda a extensão da via.

Não há nada que a safe.Nem PP, saraivinha,moura,balsemão e todos os actores menores desta novela, que dá pelo nome "a regente rejeitada".

O ppd transformou-se numa mistura pastilenta com cheiro nauseabundo (ranço?), cujo inconveniente é não ser biodegradavel, com prejuizos para a democracia.

Anónimo disse...

Caro Miguel
Creio que é razoável dizer que Sócrates vai ganhar, não porque a Senhora não preste, mas porque tem um valor intríseco de conhecimento, de dedicação e de liderança sustentando as políticas que precisamos. O resto é ruído.

FNV disse...

Obrigado pela capa do livro ( grande trabalho da equipa do FJV). Sobre o resto responderei no Mar Salgado.

Miguel Abrantes disse...

Caro FNV:

Não tem de agradecer. Eu é que já deveria ter dado notícia de um livro de que gostei muito.