quarta-feira, dezembro 23, 2009

Andar a ver passar os comboios





À boleia dos Pachecos, Tiago Mota Saraiva jura a pés juntos que está a ver com os seus próprios olhos «este fenómeno de ocupação das estruturas de difusão de opinião publicada, por personagens em torno de José Sócrates e do seu “socialismo democrático”.»

Acontece que a frenética actividade em curso para o condicionamento dos media tem muito que se lhe diga. Não chega sacar da pistola e pôr-se aos tiros, porque se corre o risco de acertar em cheio na própria cachimónia. Ó Tiago, sem acrimónia, veja bem:
    1. A direita não avança de peito feito — como o Tiago faz. Os ataques à fingida “asfixia democrática” são sempre enviesados e suficientemente vagos para evitar o contraditório. Ora o Tiago, ao puxar a discussão para a quantificação das “estruturas de difusão de opinião publicada”, lança-se para fora de pé e corre o risco de se afogar. É tão desproporcionada a relação entre comentadores “afectos” ao “socialismo democrático” e à oposição que uma rápida inventariação dos comentadores obrigaria o Tiago a calar-se para todo o sempre.

    2. A verdade é que não é apenas o “socialismo democrático” que tem razões de queixa. O mesmo tem acontecido com o “socialismo real” — cujos motivos até o Tiago parece capaz de compreender. Neste contexto, andar alegremente por aí a dar “vivas ao rei”, fazendo o jogo dos Pachecos, não será muito ajuizado — embora possa conferir ao Tiago a Guinness da distracção.

10 comentários :

João Pinto e Castro disse...

Erro: onde está "o Guinness da distração" deveria ler-se: "a Guinness da distração".

Miguel Abrantes disse...

Caro João Pinto e Castro:

Agradeço a correcção, que já foi feita.

Anónimo disse...

os números e os factos destroem a retórica mentirosa. é por isso que evitam a análise quantitativa e ficam-se pelo "ó da guarda, socorro que estou asfixiado".

Jeremias disse...

Pouco falta para os meios de comunicação social escrita e audiovisual enforcarem na praça pública o PM. Conseguiram, esses jornalistas todos, manter o PM durante cinco anos como cabeça de cartaz da corrupção em Portugal, sem nunca ter sido declarado pela justiça indiciado, arguido ou acusado sobre algo que seja relacionado com corrupção. É obra, seu Tiago! Em que País vives? Não tens vergonha dos dispartates que escreves? Ou isso faz mesmo parte do jornalismo de julgamento em praça pública? Até parece que trazem intacto o ADN dos santos inquisidores.

Anónimo disse...

A revista Sábado só tem opinadores anti sócrates,com pacheco à cabeça.

Anónimo disse...

Há sempre um idiota útil pronto para comprar as guerras da direita.
Basta que se dê um cheirinho de ataque a Sócrates. É vê-los a esfregar as mãos de contentes.
Esse crédito não pode ser negado ao pacheco: o homem sabe manipular e ficar à espera que os peões avancem para o trabalho sujo. Depois, fica a assistir enquanto lhe massajam o ego maoista.

PedroM disse...

Para calar o pio a este e outros demagogos seria útil e no final teria até a sua piada, inventariar os paineleiros e comentadeiros de serviço nos vários órgãos de comunicação e agrupá-los de acordo com a a tendência "pró" e "anti" governo.

- RTP
- RTPN
- SIC (porra!)
- SICN (porra! chiça!)
- TVI (FOSGA-SE!!)!)
- TVI24 (FOSGA-SE CUM C******* !!!)
- Expresso (porra! chiça!)
- SOL (FOSGA-SE CUM C******* !!!)
- Publico (porra! chiça!)
- DN
- JN
- Correio da Manha (FOSGA-SE CUM C******* !!!... Filhos da Outra Senhora!!!)
- Sábado (FOSGA-SE CUM C******* !!!... Filhos da Outra Senhora!!!)
- Visão (porra!)

Apesar da distribuição das estrelas pelos diversos órgão de comunicação, o ÓSCAR vai para a 1º página do suplemento de economia do jornal EXPRESSO, que mantém há meses um artigo de opinião da líder do maior partido da oposição, numa demonstração eloquente da asfixia democrática em que vivemos.

Anónimo disse...

Alberto Gonçalves
Pacheco
Vasco Moura
Arquiteto saraiva
Vasco Valente
José Fernandes
Henrique Monteiro
Raposo
Tunhas
Crespo
Amorim
Tavares
Lomba
Rogeiro
Coutinho
Cesar Neves
Damaso
Octávio
Ribeiro Ferreira
Etc
Etc,etc,etc...

Todos estes cronistas têm uma coisa em comum: atacar o governo e Sócrates.

Minilogue

MFerrer disse...

O Tiago M. Saraiva está com veia para o auto-ilusuionismo?
Só pode.
Para além dos isentíssimos comentadores que todos os dias ouvimos em mono ou em stereo, todos sabemos como é que os "jornalistas", também belos exemplares da mesma independência profissional, já vimos como actuam.
Pode ser tufão, greve, bomba, cheia, portos fechados, neve, etc, etc.
Os tais jornalistas correm a mostrar as desgraças e a pôr no ar todo o bicho careta que garanta que vai dizer mal dos políticos e pior do governo.
A fantástica TSF tem um Forum diário cirurgicamente apontado a todo e qualquer membro do governo.
E as televisões passam as tardes a dar a palavra a toda a espécie de raivosos ignorantes que proferem, além de doutas sentenças sobre as mais fantásticas especialidades da governação, toda a espécie de insultos aos membros do governo e em especial a Sócrates, a quem tratam de tudo! E tudo isto se passa nos canais privados e nos públicos.
E ainda O TMS acha pouco? O que é que propõe?
Talvez o Medina Carreira em directo todos os dias e em todos os canais , 12 h por dia? Ou o Mário Crespo também dava?
Género Berlusconi, ou género Chavez?

Anónimo disse...

Este tipo vai de palpites em palpites até à derrota final..
Santa paciência...