domingo, janeiro 17, 2010

Dos exageros



Uma coisa é escrever no quentinho do escritório.
Outra, bem diferente, é conhecer a realidade.
Qual será a razão pela qual nenhuma televisão, nenhum jornal, se interessou a fundo pelo que está a ser feito nas escolas portuguesas?
Pois é, depois era muito complicado continuar a treinar da bancada...

4 comentários :

Anónimo disse...

Vivo em Gaia muito perto de uma escola visitada por Sócrates. Uma obra que dignifica o ensino.

josé neves disse...

Caro,
Durante algum tempo MFL e apoiantes, contra o Aeroporto e TGV e a favor das obras de "proximidade" enchia a boca com pedidos para se gastar nas escolas que davam empregos imediatos.
Agora que o governo está a fundo nas escolas o argumento é que é um exagero. Falhos de argumentos críticos sérios até se tornam descrentes e mal-dizentes das suas próprias propostas que afirmavam as únicas para vencer a crise.

Anónimo disse...

O ódio ao ensino público e ao governo que tentou por ordem na casa é tanto que os professores não têm pejo de escrever isto:
http://www.profblog.org/2010/01/2-5-mil-milhoes-em-hardware-e-o.html
"O governo socialista responde à crise lançando dinheiro emprestado para cima dos problemas. É isso que explica a importância que o Programa de Modernização do Parque Escolar do Ensino Secundário tem na estratégia socialista de combate à crise. Os 2,5 mil milhões de euros que a empresa pública Parque Escolar - mais uma - gasta com o programa não é dinheiro mal gasto mas também não é solução para os graves problemas que ameaçam a educação pública no nosso país.

Em Educação, a qualidade anda associada à natureza e tipo de software (qualidade dos recursos humanos, dos programas de ensino e do ethos escolar) e não ao hardware (edifícios e equipamentos).

O Governo socialista pode até forrar todas as escolas públicas com quadros interactivos e cobrir as paredes com mármore de Ferrara que os alunos não passam a aprender mais, caso se mantenha o actual estatuto do aluno, os actuais planos de estudo e programas, o dilúvio burocrático sobre as escolas e as pressões políticas para passar de ano todos os alunos sem os sujeitar à verdade e ao crivo dos exames nacionais."
Ler os professores mete medo.
Além de escreverem mal,pensam pior!
Uma desgraça nunca vem só.

PBL disse...

"Ler os professores mete medo."

É verdade - sobretudo quando dizem as verdades inconvenientes.