terça-feira, agosto 10, 2010

"Em primeiro lugar, liderar na revolução energética"

Programa do XVIII Governo, no capítulo Modernizar Portugal:

Em primeiro lugar, liderar na revolução energética

Hoje, no New York Times [versão Expresso]:

"Quase 45% da eletricidade em Portugal deriva de fontes renováveis, um aumento de 17% face aos últimos cinco anos" escreve o jornal norte-americano que dedica hoje três páginas a esta matéria e faz destaque na primeira página.
Cinco anos depois de o Governo português liderado por José Sócrates ter "embarcado em projetos ambiciosos relacionados com as energias renováveis", o 'The New York Times' refere também "que Portugal espera ser o primeiro país a inaugurar uma rede nacional de carregamento de carros elétricos" já em 2011.
Apesar de alguns obstáculos, "as políticas agressivas tomadas pelo Governo português para acelerar o recurso às energias renováveis estão a ser bem sucedidas", escreve o jornal, que cita um estudo sobre energias alternativas da Universidade de Cambridge, Estados Unidos.

5 comentários :

Anónimo disse...

É triste e bastante lamentável que tenha que ser a imprensa estrangeira (e da mais prestigiada, pelos vistos) a reconhcecer aquilo que está à frente dos olhos e que a nossa (cada vez a perder mais prestígio) tudo faz para encobertar.

os pulhas disse...

Portugal pela mão de Socrates aparece na noticias pela positiva, já as noticias referentes a indivudualidades politicas do PSD é pela negativa e sempre em crescendo, porque será?

Anónimo disse...

Por acaso li um coment que tem lógica: "Já repararam que tudo o que mete milhões e crime mete sempre também um Psd? Dá que pensar.

António Cordeiro disse...

A noticia também está no público (http://economia.publico.pt/Noticia/new-york-times-elogia-sucesso-da-viragem-energetica-em-portugal_1450763). Além de referir que as vantagens também falam do custo “…Portuguese households have long paid about twice what Americans pay for electricity, and prices have risen 15 percent in the last five years, probably partly because of the renewable energy program, the International Energy Agency says…”, algo que não foi explicado claramente aos portugueses como alias é referido no documento da IEA “It is not fully clear that their costs, both financial and economic, as well as their impact on final consumer energy prices, are well understood and appreciated.”
E quanto à promessa de criação de empregos refere “…politicians have sold green energy programs to communities with promises of job creation. Locally, the effect has often proved limited…” citando o caso de Moura “…But while 400 people built the Moura plant, only 20 to 25 work there now, since gathering sunlight requires little human labor…”

Uriel Oliveira disse...

Um bom trabalho de comunicação que resultou num artigo de grande relevo.
Como não acredito em notícias destas sem trabalho de fundo de RP, é de salientar a inteligência de quem a promoveu, sobretudo se considerarmos a má favorabilidade que os media nacionais têm envolvido todos os assuntos que envolvem o governo e o primeiro ministro José Sócrates. Em comunicação política, por vezes, a inspiração necessária para contrariar tendências negativas tem que vir de fora. Se vier dos USA, tanto melhor.
Apenas um reparo, a imagem dos portugueses na América continua longe de ser a desejável. Reparem aqui na foto de José Cristino, o agricultor que ilustra a notícia...
mais aqui: http://outofthebox.blogs.sapo.pt/26532.html