sexta-feira, novembro 05, 2010

A 'notícia' sobre a nossa falência era manifestamente exagerada


Na edição em papel de sexta-feira, o jornal i coloca na voz do FMI a ideia de que a falência de Portugal é "quase certa".
Perante um claro desmentido do FMI à sua manchete, o i limita-se a assobiar para o ar: afinal, tratava-se apenas de opiniões dos "mercados" citadas por um relatório do FMI.
"Daí a inferir que o Fundo está a lamentar um facto consumado vai uma enorme distância", observa, evidentemente, o FMI.

Mas o i não percebeu isso, quando, na véspera, escreveu a primeira notícia?

Esta manchete do i levanta, porém, uma questão bem mais séria que a da incompetência do jornalismo.
A manchete rolou logo pela manhã - e no resto do dia - nas rádios e tvs. Por coincidência, hoje, a Bolsa de Lisboa iniciou o dia em forte queda. Imaginemos, então, que uma das empresas que perdeu dinheiro na Bolsa processava o jornal, sob a alegação de que aquela manchete tinha criado receios infundados nos investidores... Era capaz de dar uma discussão importante.

10 comentários :

Anónimo disse...

O I tornou-se um 24 horas da pior das direitas.

Francisco Clamote disse...

Um jornalismo de m.... é o que é. E não há quem peça contas a estes vigaristas ?

Conde do TARRAFAL disse...

No Pós 25 de Abril,e perante um periodo REVOLUCIONARIO de cariz Comunista (pró sovietico),com a extrema esquerda a alinhar, o Povo,representado pelo PS
com Mario Soares a liderar,veio para a rua lutar pela Liberdade que tanto ambicionavamos há mais de 50 anos. Hoje, a Direita,impulsionada,não pelos capitães de Abril,mas pelos Coroneis da direita financeira mundial, e portuguesa (BPN) que espalharam o caos pelo MUNDO,para levar a cabo, o seu PCRI (processo contra reformas implementadas)fazendo o seu combate, não na RUA,mas de uma forma covarde nos gabinetes, de jornais rádios e TVS, com caneta e microfone, a coberto do anonimato,muitas das vezes... Como se depreende é uma luta desigual,pois, não dão o "peito as balas".O periodo que se está a viver,faz lembrar, a època dos fogos.Onde os incendiarios, depois de delapidados recursos no seu combate,até com perdas de vidas, extinto o fogo, e o terreno limpo, são eles os grandes beneficiarios, do prejuizo que causaram utilizando o terreno (ou o PAIS) da forma que mais lhes convier. Lamento, que nesta luta da Direita do Capital contra as conquistas de Abril, objectivamente estejam no mesmo lado da barricada, os que antes queriam "partir os dentes" à reacção... PCP e extrema esquerda,através do BLOCO DE ESQUERDA. Ao POVO do meu pais eu peço: Nâo troquem a LIBERDADE,por uma posta de bacalhau,que a direita vos está a prometer,para mais tarde,vos pôr a Pagá-la, com sangue, suor e lágrimas.

Mário disse...

Não, não há, meu caro Clamote, porque o patrocinador desta demencia jornalistica de ataque ao legitimo governo da nação é patrocinado pelo mais alto Magistrado da Nação que, por sinal, tem o apoio entusiasmado e militante dos restantes magistrados, devidamente representados nas associações sindicais. Esperava que alguém «com voz» pudesse denunciar esta loucura, mas não vejo força para tal no velho Mário Soares nem no loquaz, mas inócuo, Sampaio. Quanto a Ramalho Eanes, todos viram no pros e contras a sua incapcidade pungente. Além do mais, e isso resulta da sua incapacidade, tornou-se um cãozinho doméstico do cavaquismo.
Apesar de tudo isto penso que a trafulhice vai perder, porque a mentira tem a perna curta. E o povo é sereno...

O GRANDE EMBUSTE disse...

Hoje há uma manifestação da FP em Lisboa. Acabei de ouvir a TSF,os seguinte numeros: Porto: 9 camionetas,do SINDICATO F.Publica Norte. e Algarve 7 camionetas no total.multipliquemos as 9 do Porto,por 18 distritos=162 camionetas,considerando todas cheias 60 lugares= 9720 (estou a considerar os Açores e Madeira) Lisboa como é lá que estão os ministérios... 50000 descontentes. la´está,Carvalho da Silva e a Policia não mentem... 300000.Nota: A Av. da Liberdade por fila leva 10 manifestantes,com espaço entre filas de 1 metro. Se a sua extensão for de 2000 metros? só mil serão preenchidos. 1o manif.x 1ooo metros= 10000,agora verifiquem a area do comicio, mais as ruas à volta utilizando o mesmo criterio da Av.(mesmo com menos largura)A área do comicio x a area do espaço que uma pessoa "magra" (estou a ser benevolente..) ocupa e descobrem o grande embuste..

Anónimo disse...

A av. da liberdade leva mais do que dez manifestantes, a distância entre eles não é de um metro.

Contudo se fizermos as mesmas contas os comícios do PS tnham para aí umas 500 pessoas?

Grande embuste disse...

Veja as manifestações e desminta. E os autocarros, não ajudam ao rigor deste calculo? olhe a Rtp disse à bocado que de Coimbra iam )9 camionetas.. tantas como do Porto . diga-me de onde vem o grande BOLO das manifs. Marte? A policia, sindicatos,estão ambos na mesma luta,não são crediveis os seus numeros. O estadio da Luz cheio,organizado à moda do Carvalho da Silva,enchia lisboa por completo. Veja o que são 60000 pessoas, sentadas quase encostadas umas às outras.Até às 20 horas na RTP.Nota:Os grandes comicios em Portugal, foram os do PS, na luta pela Liberdade.Um bem finito pelos vistos.. que desejo que o usufrua quanto eu.

os estalinistas disse...

Um dos maiores embustes são sempre os numeros das manifes dos fascistas da CGTP comunista. Eu já por lá andei como sindicalista 25 anos e sei bem como funciona a maquina informativa, dão messas aos maiores facinoras da contra-informação.

Anónimo disse...

A MAIOR PARTE DOS NOSSOS JORNALISTAS SÃO UNS LAMBE-BOTAS DO PSD E QUEJANDOS.NÃO TÊM NÍVEL NENHUM!!!!

AL`garvio disse...

SEra por isso que a merda desse jornal está falido?São tão bons que faliram antes do pais. HAHAHA