sexta-feira, novembro 05, 2010

Esclarecer é preciso

Descontados os preliminares do CCB, o arranque formal da recandidatura de Cavaco aconteceu ontem. Entre velhos e alguns novos cavaquistas e figuras de segundo plano do PSD e do CDS, Cavaco afirmou que os problemas concretos dos portugueses “não podem ser resolvidos com ilusões ou com utopias”, só podendo “ser resolvidos com uma mudança na orientação económica do nosso País”.

Num momento difícil como o que o país atravessa, os jornalistas assumem uma função insubstituível no esclarecimento dos eleitores. Com efeito, só através dos media poderemos saber o que Cavaco quis dizer na inauguração da sede da sua candidatura, designadamente o seguinte:
    • Em que consiste a “mudança na orientação económica do nosso País” e quais os valores orientadores dessa mudança?
    • Quem anda a vender “ilusões” e “utopias” aos portugueses?
    • A resolução dos “problemas concretos” implica mexer no Estado Social, designadamente privatizando a saúde, a educação e a segurança social?
As próximas eleições presidenciais ameaçam tornar-se um período de esclarecimento da opinião pública como nenhum outro em democracia — um combate contra as ideias vagas.

PS — As declarações do mandatário distrital de Lisboa de Cavaco fazem crer que ele está convencido que, em Janeiro, vamos ter eleições legislativas e que ainda não sabe que recandidato é apoiado por dois partidos.

3 comentários :

A.R. disse...

Curiosamte, ontem, na Fundação de Serralves, o Prof Lobo Antunes, mandatário nacional do candidato Cavaco Silve, falou de utopias, sem as marginalizar.

Insurrecto Meditativo disse...

Deixe-me que responda pelo homem que vai vencer, de novo, as eleições presidenciais.

A nova orientação económica passa, em palavras de simples entendimento, por privilegiar o crescimento económico, tornando a economia portuguesa mais atractiva e dinâmica.

Portugal deveria fazer o que outros, como a Alemanha, fizeram há muito. Os outros estão bem, Portugal está pobre.

Anónimo disse...

Ó insurrecto meditativo,tu deves ser uma inteligência! Portugal deve ser como a Alemanha,um país rico,no centro da Europa,que aguentou uma guerra contra o mundo inteiro,etc,etc. Devíamos ter uma indústria que produzisse maquinari pesada,os melhores automóveis do mundo,etc,etc,etc....Toma juizo.Por tua causa,pois deves ser adepto da ditadura que nos atrofiou durante décadas,do reinado prof. Cavaco(onze anos),portanto ......