quarta-feira, março 02, 2011

O Público manifestamente não sabe alemão…

… e depois impinge qualquer treta que venha em inglês, sem saber se foi exactamente o que Merkel disse ou não.

Como sempre, o melhor é ir directamente à fonte original:

“Ich bin sehr optimistisch, dass gesagt wird, genau das, was zu tun ist, wird auch getan, und das wird ein wichtiges Signal an die Märkte sein", sagte Merkel. Jeder tue das, was notwendig sei, um die Stabilität des Euro zu sichern. So hätten Portugal wie auch Spanien bereits erhebliche und mutige Reformschritte unternommen, sagte die Kanzlerin. Portugal befinde sich auf einem "sehr, sehr guten Weg". Deutschland vertraue Portugal, dass Portugal die richtigen Maßnahmen ergreife, sagte Merkel.”

Ou seja:

“Estou muito optimista que será feito exactamente aquilo que deve ser feito e isso constitui um importante sinal para o mercados, afirmou Merkel. Cada um faz aquilo que seja necessário para assegurar a estabilidade do Euro. Assim fez Portugal e também a Espanha que adoptaram reformas consideráveis e corajosas, sustentou a Chancelerina. Portugal encontra-se num muito, muito bom caminho. A Alemanha está confiante que Portugal tomou as medidas correctas.”

4 comentários :

Victor Franco disse...

Não sei como interpretar o convite de Merkel. Talvez ela já não acredite em nada do que a imprensa portuguesa transmite.Talvez não acredite em Cavaco, que faz coro com a rasteirice, quase traidora dos interesses de Portugal, da oposição que temos. Por isso sentiu que devia fazer aquilo que a imprensa, o Cavaco e uma oposição irresponsavel não tem feito, que é passar uma imagem de Portugal esforçado para vencer a crise da divida soberana, dando sinais sinais positivos aos mercados.
Talvez, e até me custa dizer isto, dizer a Cavaco que se preocupa mais com Portugal do que este inacreditavel presidente, mais preocupado em obstruir a acção do governo do que pensar no País. Um dia saberemos porqê.
E saberemos, com toda a crueza, o que significou aquele miseravel discurso de vitoria.

Rosa disse...

"Uma má tradução é uma traição..." é ditado muito antigo...

Anónimo disse...

Esteja calado com as suas parvoices. Portugal vai pedir ajuda externa ate 28 de Março. O resto e conversa de loucos que sabem que vao perder o tacho.

Ja agora, felicidades quando for pedir esmola para o Rossio.

Cumprimentos,

O PPC

Anónimo disse...

Gostava imenso de ver este anónimo e amigos a terem que roer a sola dos sapatos quando chegar o dia 28 de Março e portugal continuar sem ter de pedir ajuda externa...mas enfim, mandam-se as bocas que se apetece mas retratarem-se que é bom, nada...