domingo, março 20, 2011

União Europeia quer acabar com os “usos e abusos das agências de rating” (FMI dixit)

        ‘EE UU y Moody's. EE UU puede destruirte arrojando bombas y Moody's degradando tu solvencia. No está claro quién tiene más peligro’.
          Thomas Friedman, columnista del New York Times
A última gracinha da Moody’s na Espanha, quando nem os procedimentos habituais foram cumpridos, foi a gota de água: a União Europeia prepara-se para criar uma Fundação Europeia para a Avaliação Creditícia — dando um golpe na hegemonia das três empresas que controlam este mercado (“Moody's, S&P y Fitch controlan el 94% del negocio en ese sector”).

5 comentários :

Anónimo disse...

O que me espanta e só acontece porque na comissão europeia temos um verbo de encher pela direita, é que estas agências depois das barracas que deram origem á crise de 2007, ainda tenham influência para andar a penalizar os estados que se endividaram para evitar a banca rota do sistema financeiro.

Ana Paula Fitas disse...

Caro Miguel,
Faço link.
Obrigado.
Um abraço.

PedroS disse...

"O que me espanta e só acontece porque na comissão europeia temos um verbo de encher pela direita, é que estas agências depois das barracas que deram origem á crise de 2007, ainda tenham influência para andar a penalizar os estados que se endividaram para evitar a banca rota do sistema financeiro. "

As agências de rating não penalizam ninguém, porque não obrigam ninguém a seguir as suas recomendações.
Se as suas recomendações (ainda que pouco credíveis) são seguidas, é porque aqueles que arriscam o seu dinheiro em investimentos consideram que credibilidade dos outros agentes (p.ex governos ou empresas que argumentam ser injustiçados pelas agências) é considerada ainda menor.

Anónimo disse...

As agencias de rating não penalizam ninguém mas têm a obrigação de largar as suas informações como deve ser, com responsabilidade e baseadas em dados reais, o que não está a acontecer . Estando a mentir, e sabendo que tem uma responsabilidade muito grande sob a forma como os mercados ondulam em relação ao que mentem, só tem é que ser penalizadas. Acabar com elas de uma vez por todas resolveria muitos problemas pelos quais a economia mundial está a passar. A unica coisa que estas agencias servem são os seus clientes : os especuladores.Nunca se perguntou quem lhes paga o trabalho? Se calhar devia...

Pedro S disse...

As agências de rating são pagas pelas entidades que lhes pedem para avaliar a sua dívida, e não pelos utilizadores da informação. É por isso bastante mais provável que as agências sejam "optimistas" do que pessimistas: aliás, o BES deixou de pagar às agencias de notação da última vez que o seu rating foi penalizado.