sexta-feira, maio 20, 2011

Ainda sobre os custos unitários de trabalho

Uma forma de diminuir os ditos é melhorar a gestão. O programa do PSD, preocupado com o funcionamento no Estado, fala da necessidade um choque de gestão na administração pública (pág. 69).

Quanto ao sector privado deve estar tudo bem, porque não se fala em choque nenhum. Afinal, todo o mundo conhece a visão estratégica dos empregadores portugueses, mesmo que 4 em cada 5 tenham apenas o 9.º ano ou menos (ao contrário de 62% dos trabalhadores)*.



Necessidade de formação? Esqueçam.

Entretanto, com estes números, já perceberam por que é que muitos patrões acham o “Novas Oportunidades” uma perda de tempo e dinheiro, não já?
    Pedro T.
_________
* Quadro retirado daqui: (pág. 23).

3 comentários :

Unknown disse...

Olá Pedro / Miguel,

Li o PDF que estava anexado, e não encontrei o quadro no post. Podem, por favor, conferir se partilharam o documento correcto?

Fiquei perplexo com a afirmação!

Muito obrigado.

João Daniel Araújo

Miguel Abrantes disse...

Caro João Daniel:

O link foi corrigido. É este:

http://www.ine.pt/ngt_server/attachfileu.jsp?look_parentBoui=115789343&att_display=n&att_download=y

Obrigado pela chamada de atenção.

Jaime Santos disse...

No mesmo sentido do vosso post, vai esta afirmação do Ricardo Reis, Professor de Economia na Universidade de Columbia: 'Aprender mais e melhor é muito importante. Mas nesta tentativa de encontrar razões que expliquem esta fraca produtividade percebi que é preciso apontar o dedo à gestão. Um estudo de dois investigadores ajuda-nos a comparar a gestão portuguesa com a de outros 17 países. Uma multinacional americana baseada em Portugal é muito mais produtiva do que uma congénere nacional. Não há nada de errado com os trabalhadores portugueses - eles são simplesmente mal geridos.' Resposta da entrevista ao suplemento Economia do Expresso, edição de 22 de Abril de 2011. Não sei se vocês eventualmente até já não a citaram...