sexta-feira, maio 20, 2011

Motivo(s) de reflexão

A CMVM publicou o Relatório Anual sobre o Governo das Sociedades Cotadas em Portugal - 2009, no qual sustenta que há várias situações que deveriam ser motivo de reflexão para os accionistas destas empresas.

Por exemplo, esta situação:
    “Entre os 426 administradores, pouco menos de um em cada quatro desempenhava funções de administração em apenas uma empresa. Constatou-se, porém, que cerca de 20 administradores acumulavam funções em 30 ou mais empresas distintas, ocupando, em conjunto, mais de 1000 lugares de administração, entre eles os das sociedades cotadas. A acumulação de funções patente nestes números poderá ser um motivo de reflexão para os accionistas destas empresas.”
Ou esta outra situação (condensada na notícia do Diário Económico):
    “(…) mais de 75% dos 426 administradores desempenhavam funções de administração em mais de uma empresa. Por cada um destes lugares recebiam, em média, 297 mil euros por ano, ou, no caso de serem administradores executivos, 513 mil euros. O valor máximo registado para a remuneração média paga a este tipo de administradores foi de 2,5 mil milhões de euros e o valor médio mínimo foi de 49 mil euros.”
Julgo que estes dois nacos de prosa (e outros há no relatório que não são menos interessantes) poderão ser um bom motivo de reflexão, não apenas para os accionistas das empresas cotadas, mas para todos nós:
    1. São as personagens a que se refere a CMVM que costumamos encontrar nos órgãos dirigentes ou em iniciativas promovidas pelo PSD (ou, pelo menos, nas comissões de honra).
    2. É esta gente que diariamente fala na redução dos custos do trabalho.
    3. É o que esta gente defende que aparece vertido no programa radical do PSD.

3 comentários :

Bmonteiro disse...

E que o PSD deixou continuar.
Nomeando até alguns bravos equiparados:
Na PT, na CGD/BCP & Cia.

Portas e Travessas.sa disse...

Há que comparar, ao tempo do Zé Manuel e do Pedro - já agora, o Ministerio da Industria , Rua da Horta Seca, ao tempo do "mago" da Economia - é que ninguem reparou nesses numeros e mais grave, não se fez, ou não se pediu, uma sindicância, no caso de...nem nunca se observou a real dimensão dos numeros, das contas e do pessoal.

Como nós podemos vêr, hoje, no dec lei - é um absurdo, como é permitido - pagamos 2 vezes o pessoal dos partidos? - não há vergonha na cara e que se diz sério.

Eu tenho que pagar a 6 motoristas do PSD? porque não andam de eléctrico? uma autentica vergonha

Ferreira, M.S. disse...

De facto, reflexão é necessária. Obrigado pelo cruzamento destas notícias, fiz menção lá na minha "estrada".