domingo, junho 12, 2011

Um homem que acaba um discurso oficial tratando Portugal por “tu”, numa longa fuga lírica e tremelicante, está destinado à santidade cívica

• Vasco Pulido Valente, O renascimento da oratória [hoje no Público, tendo sido rapinado a Eduardo Pitta]:
    “À falta de melhor, os portugueses sempre gostaram de oratória. […] Os voos líricos de Barreto não nos fizeram compreender melhor a situação do país, nem propuseram nada de prático ou de útil. [...] Em contrapartida, esclareceu que se deve mudar a Constituição, que, na opinião dele se tornou “anacrónica, barroca e excessivamente programática”, uma ideia que não fica mal a ninguém e que se distingue pela sua absoluta impossibilidade. E voltou também à sua obsessão de infância, o círculo uninominal, a que atribui virtudes miraculosas. Nunca lhe ocorreu que o círculo uninominal iria entregar a Valentim Loureiro e à sua estirpe a escolha e o domínio do Governo, como já entregou as câmaras [...] e os partidos [...] Mas presumo que Barreto não liga a esses pormenores terrenos. Um homem que acaba um discurso oficial tratando Portugal por “tu”, numa longa fuga lírica e tremelicante, está com certeza destinado à santidade cívica.”

8 comentários :

james disse...

Isto é mais uma guerra de inglesinhos de Oxford/Genéve (+ saias) do que outro coisa ( a Maria Velho da Costa que o diga...)

Estes dois são o testo e a panela.

O que é que estes 2 gajos fizeram pelo país?

praianorte disse...

homem que fala assim não é mudo...mas há sempre um mas..ora os dois juntos não chabeta, estão para o País como a bigorna do tio Jão.

Alias, por cá existem 70% de imbecis, mais esses dois.

Anónimo disse...

este blog ainda mexe?? ò abrantes, está na altura de limpar a secretária e ir para o centro de desemprego

Anónimo disse...

Para o praianorte:

Podias ter completado a última frase.
70% de imbecis e 30% de retardados mentais, os tais que estavam à espera de ganhar as eleições.
Porque razão se preocupam tanto com o PSD? É por o PS não ter puto de interesse... agora que está na merda?

escumalha nacional disse...

Quando vejo esse fulana a baladar...sinto-o como fosse o seu patrão pingo doce a palrrar. Anda nisto à 37 anos a enganar as pessoas, faz parte de um conjunto de mortos vivos sem qualquer credebilidade junto dos portugueses. Só uma elite sebenta gosta desse cheiro a ranço.

praianorte disse...

Resposta ao ANONIMO das 06:58:00PM

A magnitude dos FRAUDES do BPN/SNL/BPP, e os silencios que os rodeiam.
Leva-me a concluir que somos um País de imbecis,castrados mentais,de beatos hipocrates e de fascistas de nascença.Ninguem pergunta, comenta,reage, observa,sabe,vê ou ouve. Que amnesia? Será que somos feitos à imagem dos criminosos????.Não devemos calar a nossa revolta e a denuncia é um dever de cidadania.

Anónimo disse...

Foi a incompetência do Constâncio e a cobertura do Sócrates que permitiu isso!
Se bem me recordo... "Os Portugueses na~vão pagar um cêntimo desta nacionalizaçã - do BPN!"
Lembram-se disto, idiotas?

Anónimo disse...

Já sabemos, ó sabões: TUDO o que o Portas e o Coelho fizerem menos bem feito, menos perto da perfeição, portanto, será sempre culpa do Sócrates. Foi o Sócrates e o Constâncio que gamaram no BPP e no BPN. Foi o PS que aldrabou o "défice" das contas públicas do tempo da Manuela e do Santana. Até a culpa do próprio 25 de Abril ainda há-de ser atribuída ao PS, numa Estória de Brutogal que um dia será escrita pela dupla Valente/Barreto e publicado pela editorazita Alteia e Fel, com patrocínio da Associação dos Merceeiros Portugueses (os falsos e os verdadeiros). E pensam eles que vão conseguir governar isto com insultos, primeiro, e mentiras, depois? Fiem-se na Virgem de Belém...