domingo, setembro 25, 2011

As razões do Correio da Manha


Três meses após Sócrates ter saído de São Bento, o Correio da Manha continua a conseguir fazer a média de uma manchete por semana com o seu nome.
Muito significativo é que nenhuma dessas manchetes tem, à luz dos mais básicos princípios da actividade jornalística, qualquer interesse público. Trata-se, ora de puras repetições, ora de construções rebuscadas sem qualquer sustentação na realidade.
Isso pouco importa. O Correio da Manha aplica a Sócrates a bitola que utiliza em todas as matérias que noticia. Isso diz mais sobre a vil tristeza do nosso espaço público (e as infinitas possibilidades da sua manipulação...) do que sobre Sócrates ou o Correio da Manha.
O que o Correio da Manha tem feito com Sócrates é do domínio da ilegitimidade, quando não da mais pura ilegalidade. É, por isso, chocante assistir ao silêncio cobarde de uma série de gente, sejam os pares da chamada comunicação social, sejam os actores políticos, os reguladores, enfim, o sistema judicial (e esta última parece uma piada, não é?).
O Correio da Manha - os seus autores e os seus proprietários - desenvolvem uma campanha negra contra Sócrates, cujas razões ultrapassam - têm de ultrapassar - o mero interesse jornalístico.
O facto de essa campanha se prolongar no pós-Sócrates não é, ao contrário do que se poderia supor, um mero gesto vingativo. Tem um alcance mais longo. É também um aviso à navegação, aos novos poderes: "percebem até onde podemos ir quando queremos alguma coisa?".
E é também nesse contexto - o de clara pressão, condicionamento, chantagem - sobre os órgãos legítimos da democracia que ainda menos se entende a complacência, o silêncio (e até o apoio tácito) do novo poder. Ou talvez não.

10 comentários :

chacal disse...

o cm não passa de um instrumento da nova PIDE que foi montada muito antes do derrube de Socrates,com o objetivo de o derrubar. pelos vistos vai continuar para impedir que ele venha a ser o proximo Presidente da Republica.

Fernando Romano disse...

É a continuação, uma outra fase, do golpe bem orquestrado contra José Sócrates.

Quem está por detrás desta campanha?

Alvitro (a minha convicção é forte) que são:

-Miguel Relvas, para abafar o crime que cometeram ao recusarem o PEC IV para chegarem ao poder.

-Grupos fortes e organizados na Justiça portuguesa que colaboraram nesse auto-de-fé.

-Setores da imprensa portuguesa, que mais dia menos dia, mais mês menos mês, mais ano menos ano, vão ver saltar para o espaço público as mancomunações a que se dedicaram.

-Acção bem concertada, fortemente apoiada economicamente e outros meios de influência, dos grupos responsáveis pela roubalheira no BPN e BPP.

-Vinganças de alguns ricaços de Portugal a quem José Sócrates virou as costas.

-Cumplicidade do PCP e BE na tragédia que criaram.

-Um terror imenso de que alguns setores do povo comecem a compreender a golpada perpetrada com êxito e gritem por Sócrates.

E deixo uma pergunta:

E António José Seguro, anda encantado com o sorriso das vacas da Madeira?

Há mais política para lá da política da Madeira.

Custa-me isto, mas nunca consigo suster os meus desabafos e por isso não não sou político militante.

Infelizmente.

Anónimo disse...

Para além de um aviso aos actuais governantes, o CM quer distrair os que o lêem, do que se está a descobrir sobre a cratera da Madeira.

Anónimo disse...

Eu desconfio sempre das teorias da conspiração, parece-me mais uma manobra clara para desviar atenções quando convém ao PSD. Que, pelo andar da carruagem e pelas aneiradas em catadupa, é todas as semanas.

Portas e Travessas.sa disse...

Sente-se impotente o visado e qualquer cidadão - só o tribunal é que pode dizer - eu penso, que um cadadão seja cabeça de cartaz, visando o lucro em proveito de terceiros

Jorge Godinho disse...

Meus Caros,como toda a gente sabe o Correio da Manha é um MANHOSO como diria la Palice...
Este jornal se for espremido só sai sangue e violações...

Zé da Minda sempre disse...

Fernando Romano,estou consigo.Pela mesma razão, também não sou politico militante.Há outra vida para além das vigarices na Madeira.Socrates é desonesto porque os familiares tem dinheiro nos paraisos fiscais(tio e Primos) João Jardim, anda ha quase 40 anos sustentar dirigentes do PSD na Madeira com obras de milhoes,que segundo Antonio Costa, deviam estar todos na cadeia. João Jardim que esconde isso tudo, é um homem serio...so pode dar vontade de rir.No natal nem umas prendas há para o Comendador? Por ultimo, José Seguro deve andar preocupado com farmacias que estão a falir segundo o Opinião do "Cordeiro de Deus",devido á baixa dos preços dos medicamentos e dos genericos.. já agora também das parafarmacias. Do que Socrates se foi lembrar... tudo para prejudicar o Povo...Nota: Vão aos casinos e chegam á conclusaõ porque muito boa gente vai à falência.

Anónimo disse...

O correio da manha é o maior pasquim do País.Nas suas capas só aparece caca.Pode ser que qualquer dia se escagace todo.O jornal e os seus mentores e Pides,que estão por trás,paguem todas as trafulhices.As pessoas não esquecem........

Anónimo disse...

Pasquins sempre os houve...
O CM vai atrás daquilo que dá lucro, a "cuscuvilhice"! A seu tempo vai há-de haver luz sobre isso.

Socratico disse...

O CM é o jornal dos espreitas,dos infelizmente ainda analfabetos,(tem muitas fotos)dos que não sendo analfabetos,mas são quase... porque gostam pouco de ler, e por ultimo defensor da direita sem valores.