segunda-feira, setembro 19, 2011

Notas sobre a Madeira




1. O governo Sócrates foi o único governo que fez frente a AJJ, mas não à Madeira como se viu em momento de urgência e de absoluta necessidade de solidariedade nacional. E fê-lo apesar dos custos políticos e eleitorais, agora, convenientemente, esquecidos.

2. Na legislatura anterior formou-se uma coligação negativa - PSD-CDS-BE-PCP + PR - que deu frequentemente cobertura política e institucional à irresponsabilidade financeira do Governo Regional e de AJJ.

3. O PSD nacional, que foi sempre solidário com o PSD regional e com o Governo regional, não pode agora derramar lágrimas de crocodilo nem ensaiar o bailinho da autonomia mútua. São siameses e toda a gente sabe que o são.

4. A questão política incontornável é a da sistemática, deliberada e assumida ocultação/omissão de compromissos financeiros; recorde-se que o INE e o BP consideraram não ter conhecimento de casos similares.

5. A tomada de posição pública do líder do PSD e actual PM - os eleitores da Madeira e do PSD regional é que têm de resolver o assunto - é, simultaneamente, um caso notável de hipocrisia política e de evidente falta de coragem política.

6. A pergunta que se impõe e que estará na cabeça de muitos portugueses: O Presidente da República é presidente de todos os portugueses ou apenas daqueles que votaram nele e no PSD?

7. Defender a coesão nacional, preservar o princípio constitucional da autonomia regional e proteger a República (e os madeirenses) de uma governação que, assumidamente, oculta e omite compromissos financeiros com grave prejuízo para o interesse nacional, impõe que os responsáveis políticos estejam à altura do juramento que fizeram e do mandato que receberam do povo.
    Afonso

11 comentários :

chacal disse...

Nos somos os ovnis...os humanos estão a ver os milhões em 3D,que nos estão a fod.. a carteira.
Cambada de agiotas e vigaristas que se arrigimentou em torno da bandeira da roubalheira no PSD/PPD.

Luis Grave Rodrigues disse...

Não haverá um jornalista que ponha um microfone à frente do nariz de Pedro Passos Coelho e lhe pergunte:
- Quando decidiu o imposto extraordinário sobre o subsídio de Natal dos portugueses o senhor já sabia do défice das contas da Madeira e já conhecia também a sua real dimensão?

Tinha de facto muita curiosidade em saber a resposta...

Anónimo disse...

Esta gente está a ver em 3D que outros buracos haverá para descobrir na Madeira. Parece que já há mais um de duzentos e tal milhões . De buraco em buraco até ao infinito! E o Presidente não diz nada?

São Canhões? Sabem mesmo a manteiga... disse...

A Madeira é um Jardim

Infelizmente em Portugal

O Jardim vai fechar e comemos os bichos

O oceanário também há-de ir

Daqui a uns mesitos vamo-nos ós ossos

Paulo Alves disse...

"O governo Sócrates foi o único governo que fez frente a AJJ"???

àluz do buraco não quererá explicar melhor isso???

Anónimo disse...

Se Alberto João é o principal responsável pelo descalabro, e quanto a isso não há dúvida, então, há que apontar os co-responsáveis que, desde há mais de três décadas, têm agido com complacência, permitindo que se tenha chegado a este ponto.

Ou não conheciam o homem? Não previam que isto iria acontecer? Só quem andou a dormir durante estes anos todos pode alegar surpresa.

De Sá Carneiro a Passos Coelho, passando por Balsemão, Soares, Cavaco, Guterres, Barroso e Sócrates, todos são co-responsáveis por ter deixado à rédea solta um homem que, todos sabiam, é um louco incompetente, autoritário e populista.

Ou as auditorias só foram possíveis agora?

Até aqui toda a gente assobiou para o lado. Porquê?

Porquê esta inexplicável tolerância e condescedência com um indivíduo que, há mais de trinta anos, anda a fazer troça e a insultar todo o povo português? A financiar os seus desvarios com o dinheiro que é de todos nós?

Jardim é inimputável?

Se é, por que razão continua a ser eleito com maiorias absolutas?

Se não é, por que motivo o deixaram chegar até este descalabro?

Descalabro que, repito, nada tem de surpreendente.

Como é que um homem sem qualidades pessoais, políticas ou académicas, um homem que alcançou o poder à custa de trocas de favores, chantagens, teias de interesses, etc, se mantém no poder desde 1978?

O que é que Jardim, entusiasta vigoroso do Estado Novo, jovem que, em 74, estava condenado a ser um zé-ninguém dada a sua inaptidão para o que quer que fosse, chegou onde chegou?

Que sabe João Jardim? Que poder é este, que informações tem ele? De onde vem o seu poder imenso?

Quem tem medo de Alberto João Jardim?

Anónimo disse...

Simples: é só ver o video do Teixeira dos Santos dois ou três posts abaixo ...

Ze da Minda sempre disse...

Paulo Alves, e pertinente a sua questao.Alguem falhou,mas Socrates pelos vistos foi o unico, a tentar meter o Padrinho da Madeira na ordem. Lembro-lhe o episodio de mais 50 milhoes para JJ e seus muchachos, darem largas ao seu regabofe . O governo Socrates e o PS, foram os unicos a nao concordar com essa remessa.PSD,CDS,PCP e Bloco,todos juntos na caça a voto, apoiaram, a ida de mais um contentor de dinheiro para esse paraiso de ilegalidade.Socrates, em minoria, foi impedido mais uma vez de tomar as medidas que achava corretas para o pais.

Anónimo disse...

O leitor Paulo Alves não viu o video de Teixeira dos Santos dois ou três posts abaixo, pois não? Ou então não quis vêr, pois há pessoas que gostam de continuar ás escuras, é tão mais confortável...

alguém revoltado!!!! disse...

o que é estranho é a Madeira já não querer a independência! o jardim não andava pra aí a dizer que queria a independencia? agora já não quer, claro...

vejo-me obrigada a concordar com ele quando se referiu aos "burros" que são os portugueses, se fossemos espertos não estaríamos a pagar pela dívida gigantesca que ele fez!!!

Anónimo disse...

Quando é que os Abrantes começam a pedir Lusobonds para ajudar a Madeira?