segunda-feira, março 12, 2012

Afinal, quem é desleal [2]


Fotografia de Miguel A. Lopes/Lusa


        ‘O quase nada que resta da credibilidade da Presidência da República está neste momento nas mãos de Sócrates, que a protege com o seu silêncio e o seu sentido de Estado. Cavaco entregou ao arqui-inimigo o maior poder que se pode dar a alguém: o poder de ser misericordioso.’

Naquele jeito muito peculiar com que instava os portugueses a ir ao site da presidência da República ler as explicações (repletas de “malabarices”) sobre a sua relação com o BPN, Cavaco volta hoje a atacar, aproveitando-se de uma cerimónia em que está na qualidade de Comandante Supremo das Forças Armadas: para não serem contaminados, os portugueses devem dedicar-se à leitura do manhoso prefácio que assina e, em simultâneo, devem atirar-se ao estudo da Constituição da República Portuguesa, mais especificamente do artigo 201.º.

Acontece que o artigo 201.º da Constituição não diz o que Cavaco diz que diz. Segundo o inquilino de Belém, a Constituição estabelece que “o primeiro-ministro tem que informar o Presidente da República de todos os assuntos respeitantes à condução da política interna e externa do país”. O que estabelece a alínea c) do n.º 1 do referido artigo é que compete ao primeiro-ministro “[i]nformar o Presidente da República acerca dos assuntos respeitantes à condução da política interna e externa do país”.

Decorre do exposto que o primeiro-ministro deve manter informado o Presidente da República dos assuntos na sua globalidade — mas não vai “a despacho” a Belém, porque o primeiro-ministro é que dirige “a política geral do Governo” [alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º].

Acresce que a Constituição não estabelece o momento em que o primeiro-ministro deve informar o Presidente da República: se é antes ou depois. E, tanto quanto se sabe, Cavaco foi informado.

Afinal, quem é desleal, nem se importando de recorrer a uma leitura vesga da Constituição da República?

9 comentários :

O Farsola de Massamá disse...

Tanto tempo perdido com um manholas destes, que não tem qualquer credibilidade. Terá tido alguma vez?
O pequeno, quanto mais fala mais se enterra.

Anónimo disse...

Para quem forem desleais sei eu, foi para com os portugueses, levando isto ao fundo. O resto são tricas, sem novidades.

Anónimo disse...

E viram bem o ar arrogante, de má fé, de ira e raiva com que aconselhou a lerem o que escreveu, e que até eram poucas páginas, como se todos fossemos burros incapazes de ler umas quantas linhas a mais, ou de as interpretar. NOJENTO, MISERÁVEL, ASQUEROSO.
Este indivíduo nem merece as reformas que lhe pagamos, quanto mais as mordomias que usufrui.
TEM DE SER CORRIDO.

Anónimo disse...

O Homem sempre foi um básico. Como é que os portugueses elegem um animal destes para PR.Irra que é saloio.

Anónimo disse...

Grande frase a do Val!
Para uma alma torturada e cheia de ódio o silêncio é a maior punição.

Anónimo disse...

DEPOIS DO DISCURSO DA TOMADA DE POSSE O SR PRESIDENTE DA REPUBLICA NÃO TEM CONDIÇÕES DE EXIGIR LEALDADE A SÓCRATES, TEM SIM QUE EXIGIR LEALDADE A QUEM ELE AJUDOU A ELEGER AO DEMITIR-SE DE TOMAR DECISÕES POR BIRRA, INCOMPETENCIA OU CÁLCULO POLITICO.
SEMPRE DISE QUE ESTAVA ATENTO AO PAIS, SEMPRE DISSE SER PERITO EM FINANÇAS NÃO VENHA AGORA INVOCAR DESCONHECIMENTO.
SERÁ QUE PPC FOI DESLEAL COM O PR AO PONTO DE TER ESTADO REUNIDO COM SÓCRATES DURANTE 4 HORAS E NADA DISSE AO PR? AINDA POR CIMA DA SUA FAMILIA POLITICA.

CV SEMPRE ESTEVE MAIS PREOCUPADO COM ELE DO QUE COM O PAÍS CASO CONTRÁRIO TINHA DEMITIDO O GOVERNO DE SÓCRATES.

SEMPRE TINHA FICADO MELHOR NA FOTOGRAFIA SE TIVESSE DEMITIDO O GOVERNO DO QUE FAZER AQUELE DISCURSO INDIGNO DE UM PR, ONDE SÓ MOSTROU SER UM SER MESQUINHO, VINGATIVO E RESSABIADO. PORTUGAL NÃO MERECIA ISTO SOBRETUDO NUMA ALTURA QUE ATRAVESSA A MAIOR CRISE ECONÓMICA E SOCIAL.

Olimpico disse...

Há gente BOA, ou "BOA GENTE" que deu a cara por CAVACO, que neste momento, deve estar envergonhado...
DESLEALDADE (?!)...caramba que descaramento!!!!

P/F, alguém, com jeito e "conhecimentos" escreva o livro sobre os "crimes" do CAVAQUISMO. SE isso acontecer, não chega ao fim do mandato....

Anónimo disse...

Uma pessoa sem a estatura moral sequer de um cidadão comum é elevada ao cargo representativo de toda uma nação...eu pergunto, quem o fez e como é que os portugueses deixaram isto acontecer?
Não sabiam? Não perceberam? Não estavam atentos ?
A resposta era e sempre foi : estiveram-se nas tintas.E continuam-se nas tintas enquanto , em conluio com este misero presidente, o actual governo os despoja de direitos, liberdades e ganha pão.
Infelizmente , os que podiam virar as coisas e fazer algo pelo país, já estão a emigrar.

Anónimo disse...

Acabei de ver o Sr. Silva quase espumando ódio enquanto tentava responder às questões dos jornalistas sobre a "infidelidade". Até a voz lhe tremia. Como é que vamos aguentar este sujeitinho por mais 4 anos? Por enquanto, aquele ódio que ele destila só contagia alguns. Brevemente, contagiará todos nós.