quarta-feira, Março 21, 2012

Os contabilistas malabaristas... custe a quem custar



Meu deus, isto é a a execução orçamental dos estarolas: o défice do subsector Estado quase triplicou, com a despesa a crescer 3,5% face ao mesmo período do ano anterior, enquanto a receita diminuiu 4,3%, essencialmente devido à redução nas receitas fiscais, que caíram 5,3%. É obra.

Mas a situação é pior do que nos é contada.

Para além do descalabro global nas despesas e nas receitas do Estado que consta da Síntese da Execução Orçamental da Direcção Geral do Orçamento, o dado mais escandaloso é o do IVA. De facto, a quebra das receitas fiscais não é pior do que 5,3% porque houve uma travagem na devolução dos reembolsos do IVA, como é referido expressamente na Síntese (p. 9):
    Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) – verifica-se um decréscimo de 1,1% na receita acumulada. Esta variação explica-se por: (i) decréscimo de 1,3% na receita bruta, (ii) parcialmente compensada pelo decréscimo de 2,3% nos reembolsos.

Ou seja, é à custa das empresas, e nomeadamente das empresas exportadoras, que o resultado orçamental não é ainda mais desastroso. E eram estes senhores os paladinos da redução dos prazos de pagamentos há pouco mais de um ano!

10 comentários :

Anónimo disse...

Mas eu pensava que bastava mandar o Sócrates embora e as contas iam ao sítio…

Anónimo disse...

Este relatório é assustador...não percebo porque a oposição em peso não convoca uma conferencia de imprensa para esclarecer os portugueses do que de facto se passa. A manterem-se as coisas neste estado nem a junho chegamos sem mais uma intervenção do FMI.

Anónimo disse...

Que cambada de idiotas, que bando de néscios!!! Como é que de repente aparece tanto burro junto? Se isto não fosse trágico seria hilariante!!!

Anónimo disse...

Era previsível, vamos morrer da cura!!!Que patologia do foro psicológico sofre esta gente que os leva a pensar que são capazes de governar um País?!

Anónimo disse...

na retenção do iva aprenderam com a velha manela.

Anónimo disse...

E quem é que vai pagar tudo isto?
Aceitam-se apostas...

Anónimo disse...

Por conselho da f.f.no Jugular ,fui ler o que dizia o nosso Álvaro do "Desmitos Blog" no dia 6/6/11 e , às tantas lê-se:

"...Qual é a alternativa a um governo responsável e com uma visão estratégica para o país? ... Como é bem patente, a alternativa está bem à vista e chama-se declínio económico e social de Portugal, chama-se emigração e desemprego, chama-se crise e recessão, chama-se falta de futuro. E, por isso, é importante que os reformistas não esmoreçam e que as reformas não deixem de ser feitas..."

Ele, um dos tais brilhantes reformistas,de um tal Governo responsável,conseguiu que o país chegasse aonde acusava o outro(o anterior) de o levar: à "falta de futuro". É mesmo um alvarito,tolito e nós... fritos.

Anónimo disse...

Realmente acusações destas vindas de gente que fez pior enquanto esteve no governo, aliás controlo da despesa foi coisa que nunca conseguiram fazer, só revela a falta de honestidade e oportunismo desta gentinha apoiante do pior pm que Portugal teve na sua história e que infelizmente tivemos de aturar entre os anos negros de 2005 a 2011.

Cão Raivoso disse...

Cala a boca, panascão anónimo! Só tens esterco nessa cachola e só dizes brutidades! Desanda! DESINFECTA, CABRÃO!


És o burro mais burro e mais ignorante que já alguma vez por aqui apareceu! Tem vergonha, velhaco dum filha da puta!

BUÍÇA (Séc. XXI) disse...

E ONDE É QUE ESTÁ AGORA O PANASCA DO MEDINA CARREIRA? E O BABOSO DO ANTÓNIO BARRETO? E O PINTELHOSO DO CATROGA?


ESTE GOVERNO É UMA MISTURA EXPLOSIVA DE COLOSSAL INCOMPETÊNCIA E DESCOMUNAL VELHACARIA!!!


BORDA FORA QUANTO ANTES E JUSTIÇA POPULAR IMPLACÁVEL E EXEMPLAR, SE FOR, COMO PENSO, JÁ TARDE DE MAIS!!!!


Não voltes já, Sócrates. PRIMEIRO MANDA-NOS DE VOLTA O ROBESPIERRE, PARA PÔR ESTA QUADRILHA DE LESMAS NO LUGAR QUE LHE PERTENCE: O INFERNO!