sexta-feira, outubro 12, 2012

A quadratura do círculo


O exercício de imaginação política de Pacheco Pereira, ontem na Quadratura do Círculo, roçou o ridículo, de que o próprio, aliás, se deu conta à medida que ia especulando.

De facto, propor um governo de salvação nacional que não seja de salvação nacional, ou um governo de iniciativa presidencial que não seja de iniciativa presidencial, ou um governo que responda perante a Assembleia da República mas que não emane da Assembleia da República, ou um governo tripartido mas sem lideranças partidárias, o que é, senão, a própria Quadratura do Círculo?!

Este delírio político ilustra o estado de aflição em que está a direita portuguesa, sobretudo a mais ilustrada. E a verdade é que o dilema político que PP descreveu, e descreveu bastante bem, não tem solução óptima.

PSD e CDS/PP colocaram-se numa curiosa variante do ‘dilema do prisioneiro’ em que tanto os prejudica a cooperação quanto a salvaguarda do interesse próprio.

Nestas circunstâncias, e apesar da fértil imaginação dos aprendizes de Maquiavel ou das eventuais manobras palacianas, é evidente que o País caminha para a solução democrática que PP e alguma da elite de direita, estranhamente, ou talvez não, se recusam a ver: eleições.

5 comentários :

Francisco Clamote disse...

Também acho.

Anónimo disse...

Idem aspas = Concordo.A treta de que uma crise política seria o caos,não cola. A Grécia foi para eleições em pleno "caos" , continua viva e até recebe visitas da Angela.

Anónimo disse...

Há até quem diga que certas notícias que aí circulam foram plantadas num jornal onde é possível plantar noticias - como é do conhecimento geral - para permitir à maioria actual mudar de tripulação com o carro em andamento....

E que cartos factos até já seriam do conhecimento da tribo - daí uma certa deslumbrada da tribo ter afirmado que há (havia!, porque a deslumbrada rapidamente se acomoda a quem ganha...) lá flores que não seriam de se cheirar....

Embora ela, depois as tenha cheirado e até chupado...

Anónimo disse...

ELEIÇÕES JÁ!!!

e eu que votei PSD e fui enganado votarei PS (mas não no seguro!!! - metam lá o Costa).

aliás, nunca mais na vida votarei nestes atrasados mentais do PSD.

Anónimo disse...

Este desgoverno não têm qualificação. Não há termo no dicionário que se aplique á palhaçada que tem sido este ultimo ano de governo PSD.
Como é possivel que os portugueses tenham caido nesta armadilha?
Como é possivel que não tenham percebido que não iria ser de outra maneira?
Como é possivel que só agora prestem atenção a toda a porcaria que flutua á volta de Passos e Relvas quando toda essa porcaria há muito tempo que está divulgada na net?Era só prestar um pouco de atenção, valha-me deus!

Pelo menos uma coisa os portugueses parecem ter percebido finalmente : a politica afecta-lhes a vida sim, a politica não é algo a que possamos andar desatentos e encolher os ombros.
Os portugueses vão ter mesmo de participar e reconstruir a democracia. Se se recusarem a faze-lo bem podem dizer adeus á liberdade e ás conquistas de Abril.