sexta-feira, outubro 26, 2012

Avivar a memória

Fernanda Câncio, Leite com chocolate:
    ‘(…) quando o País, na retórica atual do PSD, balançava indefeso à beira da bancarrota, os sociais-democratas não só obstaculizavam estas racionalizações de recursos como bradavam (ouve-se ainda o eco indignado) contra qualquer aumento de impostos ou baixa das deduções fiscais. Rasgavam as vestes ante a proposta de aumento do IVA em produtos alimentares tão essenciais e saudáveis como os refrigerantes e o leite com chocolate - os mesmos que nem um ano após anunciavam o aumento do da restauração para 23%. E os autointitulados democratas cristãos, o que guinchavam, no fim de 2010, com o congelamento das pensões? Ainda zumbe nos ouvidos. Mas ei-los, no OE 2012, a aprovar, sem tugir, o esbulho de dois subsídios aos pensionistas (e no OE 2013 o de um subsídio mais um corte médio de 5% mais o maior aumento de impostos da história).

    Se foi assim que PSD e PP agiram quando, é pacífico na cartilha dos partidos no poder, o País até já devia ter pedido um resgate e tudo, como terá sido nos anos anteriores? Que propostas fizeram, de 2005 a 2011, para combater o que apelidam de "criminoso despesismo do Estado"? Como votaram diplomas governamentais visando conter a despesa pública ou racionalizar recursos?

    Ah pois é. Portanto, de cada vez que um ministro, secretário de Estado ou deputado do PSD ou do PP se erga para mais uma catilinária contra o anterior governo pelo "estado a que isto chegou" na vã tentativa de nos distrair das enormidades do atual, gritemos todos, a plenos pulmões: "Leite com chocolate." É mais elegante que aldrabões e tem a vantagem de avivar a memória.’

3 comentários :

Espártaco disse...



A elegância não deve desperdiçar-se com canalha.


Para ofender as putas, é mister usar a sua delas linguagem.


O tempo dos punhos de renda já lá vai há mais de um ano.


Agora é tempo de afiar os sabres, ou melhor, as catanas e as naifas, que vão brevemente desafiar os floretes para uma peleja de morte.

Utópico disse...

já para não falar da vergonha, ou melhor, da canalhice, foi o IVA da Coca Cola e das botijas de gás

http://utopiarealista.blogspot.pt/2010/10/e-preciso-ter-lata.html

Rosa disse...




Intereaante a sugestão de Fernanda Câncio...