segunda-feira, novembro 05, 2012

Pobreza, desigualdade e outras pieguices

• Rui Peres Jorge, Pobreza, desigualdade e outras pieguices:
    'Sabe quantas vezes aparecem escritas as palavras "desigualdade" ou "pobreza" nos documentos trimestrais com que Governo e troika moldam Portugal? Zero. Apesar de elas serem duas das dimensões mais dramáticas desta crise não são sequer referidas, quanto mais analisadas. Ao desprezá-las, o Executivo está não só a fazer má política económica: está a desafiar o princípio da boa-fé que tem de conduzir as políticas públicas.

    (...)

    Entre 2011 e 2013, o número de desempregados em Portugal aumentará perto de 30%, passando a afectar mais de 900 mil pessoas. O Governo responderá com a cobrança de uma "taxa social" de 6% a desempregados que se aplicará mesmo a rendimentos de 400 e tal euros. Em dois anos o Governo terá cortado em toda a linha: pensões, rendimento social de inserção, subsídio de doença, complemento social para idosos. E para 2014 e 2015 estão previstos cortes na despesa de 4 mil milhões de euros: o equivalente a acabar, de uma vez, com o subsídio de desemprego e todos os apoios ao emprego, com o subsídio de doença, o abono de famílias e o RSI.'

2 comentários :

Anónimo disse...


Já agora deveriam colocar o valor do desemprego em 2005, era de 6,4%, e o valor do mesmo quando a socratice foi varrida do poder era 12,6% em 2011 ou seja aumentou para o dobro. Este de certeza que nao tem publicaçao autorizada pela censura.

Cão Raivoso disse...



Canalha, estaremos aqui é para ver qual será a taxa de desemprego quando esta quadrilha passista e gasparista levar o coice que já mercem há um ano!


E depois compará-la-emos, sim, com a que Sócrates e Teixeira dos Santos legaram, COM O PAÍS AINDA VIVO E INTEIRO!


Não te preocupes, patife, que hão-de pagá-las todas por junto, mais certo que sopas!