terça-feira, maio 27, 2014

«Mas a "vitória" do PS, infelizmente, foi uma vitória de Pirro...»

• Mário Soares, Dia das eleições:
    «O Senhor Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, na tarde das eleições, fez um único apelo aos portugueses: "não deixem de votar; é importante votar". Contudo, o povo, de norte a sul, respondeu com uma abstenção, que foi a maior de sempre: 66%, quase dois terços dos eleitores não votaram. Quer dizer que não o ouviram e desinteressaram-se dos partidos da coligação. Mas a "vitória" do PS, infelizmente, foi uma vitória de Pirro... Isto é: que não devia ter sido aclamada com o entusiasmo com que o seu líder o fez. O povo falou claro, não quer a direita que está no poder. Mas também quer que o PS dê expressão política ao descontentamento popular.

    António Costa disse na televisão, cito: "Partilho como todos os socialistas a alegria da vitória e a preocupação de à derrota histórica da direita não ter correspondido uma vitória histórica do PS."

    Com efeito, assim foi.

    Mas o que diz o Presidente da República, que pediu com tanto empenho aos portugueses para que que votassem, sobre o facto de não lhe terem correspondido minimamente? Vai fazer, mais uma vez, orelhas moucas? E passar adiante como se nada fosse?

    Lembre-se de que o Tribunal Constitucional, que esperou até agora para não ser acusado de prejudicar o Governo, como foi por estrangeiros e portugueses, aliás sem razão, vai ter de dizer finalmente o que pensa do Orçamento que lhe foi apresentado. Não creio que seja uma decisão favorável a este Governo, que tão mal tem feito a Portugal e aos portugueses. O Presidente da República não pode deixar de falar e de encontrar uma saída para a terrível crise em que Portugal está e continua com a austeridade que mata, como diz o Papa Francisco. Crise que acrescida agora com uma situação de impasse político.

    O Presidente da República está a pouco tempo de ainda poder resolver, em parte, o mal que este Governo tem feito a Portugal e aos portugueses, só pensando nos mercados e ignorando completamente as pessoas. E que o Presidente sempre protegeu. Porque o tempo de Cavaco Silva para ter possibilidade de decidir é curto. Lembre-se de que sairá muito mal da cena política, continuando ainda como Presidente, sem ter poder para que possa ajudar ainda a salvá-lo, um pouco, das terríveis consequências da política deste Governo. É preciso que o demita antes. Se o não fizer, terá um péssimo fim. Quem o avisa, seu amigo é. (…)»

4 comentários :

Ricardo Pinto disse...

http://www.publico.pt/politica/noticia/antonio-costa-avanca-para-a-lideranca-do-ps-1637636

Vamos ver se é desta que o PS e o país se livram do Tó Zero...

Luzia disse...



Excelente, Márocas!

Anónimo disse...

Pois é mas , também não me esqueço de que vi Mário Soares a ir cumprimentar o Passos Coelho, nas últimas Legislativas, e elogiá-lo. Evidentemente que todos nos podemos enganar mas com o calo de Soares, tal engano não era de esperar nem aceitar. Eu , por exemplo, não gostei nada e daí nunca ter esquecido.

Anónimo disse...


Curioso em 2009 não vi este fulano pedir a demissão do então governo socrático depois das eleições Europeias de 2009, aliás convém lembrar a socratice o que disse na altura o vosso "querido lider": Era o que faltava que o Governo pedisse a demissão estas eleições eram para o Parlamento Europeu". Em três anos pelos vistos estas palavras já não se aplicam agora. Gentinha desprezível.