terça-feira, junho 17, 2014

PS: um partido republicano ou oligárquico?

      «É estruturalmente impossível ser demitido por qualquer dos órgãos do partido, pois nenhum órgão nacional (nem o próprio congresso) tem entre as suas competências o poder demitir o secretário-geral. Só este por decisão pessoal e livre pode demitir-se.»
        Alberto Martins, em entrevista ao i

• Jorge Lacão, Os estatutos e a natureza do PS:
    «Tem inteira razão o meu camarada e amigo Alberto Martins. O cargo de secretário-geral do PS tem, hoje, um estatuto verdadeiramente blindado em relação à emanação de qualquer divergência que, no interior do partido, vise por em causa a sua função liderante. E se tivermos em conta que o período do mandato passou a equivaler ao da legislatura (quatro anos), teremos realizado como a natureza do PS evoluiu de um partido dominantemente baseado na colegialidade dos seus órgãos representativos – onde a força da liderança exprime a força das orientações políticas democraticamente debatidas e aprovadas – para um partido de tipo presidencialista onde o chefe, uma vez eleito, no essencial configura aos seus critérios as escolhas internas e as orientações externas. Neste quadro, a democracia partidária, sob a ilusão de se ter tornado mais participativa, foi-se afunilando ao plebiscito e à ratificação. Isto, no plano procedimental. Porque, no plano da cultura de organização, o que sobressai – como se tem visto – é o discurso da fidelização e, por contraste, a anatemização da divergência. Tudo elementar: quem segue o líder privilegia os altos interesses do partido, quem o contesta é irresponsável e putativo dissidente.

    No PS, muitos de nós são responsáveis por esta progressiva mudança da natureza do partido. Alguns porventura por considerarmos que o pragmatismo melhor aconselhava, em cada conjuntura, a valorizar as estratégias de acção política mais imediata em detrimento dessa suposta “questão menor”, a das regras de funcionamento.

    Os resultados estão à vista.

    Quando um partido com a cultura da liberdade que moldou o PS de repente se vê atado de pés e mãos e descobre que não tem solução regulamentar para resolver opções políticas de primeira grandeza para o país, é mais do que legítimo que nos perguntemos o que faltaria ainda fazer para consolidar, em definitivo, o modelo de organização vigente como tipicamente oligárquico. (…)»

17 comentários :

Anónimo disse...

Nunca no PS um SG se demitiu SEM TER PERDIDO ELEIÇÕES. Certo ou errado? Costa não se candidatou em 2013, porquê? Lacão já era diretor de campanha. Ficou a hibernar. Sai daí que eu sou melhor a passar na Comunicação Social e vou ganhar com MAIORIA foi o que disse O PROFESSOR KARAMBA. Para fazer o quê e isso logo se vê, mas tenho a assessoria de José Sócrates e isso é o máximo que garanto, além do Lello e do Lacão. Assim vamos nós sendo entretidos com mais um PIC-NIQ na Avenida da Liberdade, cheia de lojas finas e agora de Bodes/cabras/galinhas e Coelhos. Habituem-se? E quem não gostar e não se quiser HATITUAR? Faz-se à luta. POSSO NÃO SABER PARA ONDE VOU, MAS SEI QUE NÃO VOU POR AÍ.

Anónimo disse...

E se o Seguro cair da cadeira como o Botas ????? Como resolvem o problema ???? A Blindagem é vergonhosa!

Olli Gharka disse...


Com AUTOCRÁTICO em vez de "oligárquico" (?), concordo absolutamente com tudo.

É urgente devolver o PS ao republicanismo - e o espírito republicano ao PS!

Anónimo disse...

Reescrevendo o anterior comentário, pednido desculpa pelas insinuações que expressei. Tudo errado o que escrevi. Assim: O PS é um partido normal. Todos os SG que se demitiram, perdendo ou não antes eleições foram desafiados na Praça Pública por Socialistas da linha Rambo, uns no Parque Mayer, outros na Igreja, outros ainda num palco montado para o efeito dias antes de uma Comissão Nacional do PS. Tudo muito digno, democrático. Bem hajam todos e sos seus assessores pela habilidade, com destaque para José Sócrates, Lello, Lacão, conhecido por estar em todas e ainda o inefável Pedro Silva Pereira, mais conhecido pelo Clone, ventríloquo e braço Direito. Acho que agora está muito melhor do que no comentário. Se ainda não estiver bem, estou disposto a corrigir.

soudocontra disse...

Nunca pensei, ao que chegámos, num partido político? Nem quero acreditar ainda. Mesmo relativamente ao PR, que se passa o que se vê, lamentavelmente, inacreditavelmente, e por isso deveria haver uma forma de o depor, por impossibilidade - doença ou outra razão prevista (gravíssima, claro)- em virtude de já não estar capaz de exercer as funções... Agora num partido político... quem manda são os militantes, não pode haver funções ad eternum, nem pensar nisso! Mas, pelos vistos, AQUI E AGORA tudo pode acontecer! Triste miséria geral! Abaixo e se for preciso, à força!!!

soudocontra disse...

Nunca pensei, ao que chegámos, num partido político? Nem quero acreditar ainda. Mesmo relativamente ao PR, que se passa o que se vê, lamentavelmente, inacreditavelmente, e por isso deveria haver uma forma de o depor, por impossibilidade - doença ou outra razão prevista (gravíssima, claro)- em virtude de já não estar capaz de exercer as funções... Agora num partido político... quem manda são os militantes, não pode haver funções ad eternum, nem pensar nisso! Mas, pelos vistos, AQUI E AGORA tudo pode acontecer! Triste miséria geral! Abaixo e se for preciso, à força!!!

Victor Nogueira disse...

mas ... onde foram aprovadas, por quem e para quê estas "blindagens" ? Caíram do céu ? Não foram previa e amplamente discutidas em todas as estruturas do partido, a todos os níveis e pela esmagadora maioria dos militantes, simpatizantes" arredados ? E se Costa e seus apoiantes vencerem, vão desblindar os estatutos ? Ou os estatutos são trapo velho usados ou arredados conforme a espuma da conjuntura ?

Anónimo disse...

Em tempos, devia Soares ser PR, um jornal chamou a Lacão um diacronopanchefista, o homem capaz de estar sempre com todos e cada um dos chefes que se sucediam em modo diacrónico.

Mas só agora repararam nos estatutos? Já toda a genmte alertou para isso quando os blindaram. Onde andavam os militantes, tontos?

Anónimo disse...

Recapitulando:
1-Houve eleições diretas e congresso depois de JS se demitir, depois de sofrer a 2ª maior derrota da estória do PS.
2- Candidaturas Assis , só porque Costa não quis na altura e Seguro. Resultado 70% para Seguro apoiado, segundo a imprensa da época por toda a "esquerda Socialista", seja lá isso o que for; 30% para Assis com apoio de Costa mais toda a claque saudosa de José Sócrates. Bancada Parlamentar escolhida por JS.
3- Congresso previsto para 2013, e que sabia-se iria ser antes das Autárquicas, de repente é exigido por PSP a dar o mote para o teatro. Comissão Nacional com discussão da situação política, como é normal e que foi referida na imprensa como a "noite das facas longas" durou 7 horas, co AC a prometer ir à luta. Que diabo aconteceu nessa longa noite. Também segundo a imprensa Seguro iniciou e disse: " Aconteça o que acontecer sou candidato a SG para...." e Costa só " avanço se não unires o partido". Não sei o que se entende por isso, mas foi visível para quem não cego que a guerrilha continuou em meios mais ou menos reservados.
NUNCA PERCEBEREMOS porque AC não avançou. Presumi que ir à luta dava muito trabalho e Seguro NÃO ATIROU A TOALHA AO CHÃO como esperavam.
4- Congresso 2013 como se viu, há um ano. Esta do Salazarismo, oligarquia não percebo.
5- Autárquicas ganhas em 150 câmaras, perderam-se algumas importantes, mas Seguro não foi candidato em nenhuma e apoiou todas.
6- Em Outubro, nova operação de desgaste. Só falta dizer/fingir que ninguém viu nada. Eu vi, e estou de fora. Nem militante sou.
7- Desde !2/2013 começou a operação Europeias, e também dirão que não viram nada, mas sei que viram.
8- Vitória magra nas europeias. Sim mas vitória e se dissecado até não foi nada mau. Então digam-me se conseguem fazer perceber. CN marcada 31/5, antes eleições para analisar resultados, telefona a Seguro ou ao SG(?) para dizer precisavam falar. Marcação 28/5 e dia 27/5 em sessão pública, com palco montado, ESTOU DISPONÍVEL E DESTA VEZ É A SÉRIO. Óbvio Costa sabia que só haveria diretas se o SG se demitisse, pelo que só posso achar que foi manobra suja.
E aqui estamos nesta pouca vergonha. Eu e só eu tenho maioria absoluta, grande humildade. Cada português tem UM VOTO que usa/não usa como quer, e até ao lavar dos cestos é vindima.
Depois há um problema é que alguns membros da claque de apoio dão mau aspeto e quanto mais olharmos para eles, nós os que votamos pior.
Afinal o que é que está errado? Esperemos pelo lavar dos cestos.

Anónimo disse...

Aconteceu no PS o que aconteceu com os portugueses : enquanto estavam a dormir, a direita oportunista tomou as rédeas ( como se pode verificar pelos comentários neste post).Insultam da mesma forma os mesmos e com os mesmos argumentos.
É dentro do próprio partido que ela cresceu e infestou e se disseminou.Tarde demais nos apercebemos todos de que o sonho de sempre dos reaccionários apeados no 25 de abril se acabou de concretizar : uma maioria, um presidente, uma oposição e uma conjuntura internacional muito favorável á agenda de destruir as classes e reduzi-las a duas apenas : um mar de pobres e meia dúzia de muito ricos.
Ao fim de 40 anos o circulo está completo.
Foi bom enquanto durou, agora o ultimo que apague a luz.

Anónimo disse...

À atenção dos Brilhantes e demais...inteligentes :

http://www.asbeiras.pt/2014/06/os-seis-mitos-do-segurismo/

Anónimo disse...

Parece-me que o Dr. Alberto Martins está a fazer um convite ao Dr. Seguro para que se demita. Não havendo outra possibilidade.

Também me parece que, nesta altura, não se está a discutir legitimidade~estutária, mas sim o futuro do país. Todos os socialista (e a esquerda) já perceberam o significado de "farinha do mesmo saco".
Para o país, que se marimba em estatutos de partidos, o que importa é que haja algo de novo. E ninguém confia no Seguro para algo de novo. Por isso, sim, claro, demita-se, caramba.

Anónimo disse...

Estou tentado a concordar com Clara Ferreira Alves : arranjem um tachinho ao Seguro, daqueles internacionais, e ele pira-se. Com as figuras e atitudes que já fez e tomou, dúvido, no fim, que consiga melhor que um cargo publico de terceira ou quarta categoria. Se é que consegue.
Dentro do partido estará queimado se perder esta batalha ( e vai perde-la). Portanto, quanto mais cedo alguém lhe arranjar uma saida longe de tudo, mais cedo se resolve o problema.

Anónimo disse...

Afinal a blindagem dos estatutos aprovada pela grande maioria dos socialistas não era a sério, era a brincar. Vamos entregar o País ao Costa o jota mais antigo de Portugal? Se os socialistas nem cumprem a constituição socialista como vão cumprir a Constituição do País ??

Egitanense disse...


Presidente da Junta de Freguesia de Fatela, em Penamacor. É o melhor fatinho possível para este hominídeo.

Olimpico disse...


Há aqui um "anónimo" afirmando que o PS ganhou as autarquicas, perdendo algumas camras importantes, mas Seguro não era candidato!!!! ( Omo lava mais branco....) Pois,,,ele não concorreu, por que impor não é concorrer....Matozinhos, Vila Nova de Cerveira, Cascais/ Com o Farmaceitico, que tinha INSULTADO o PS, liderado por Sócrates...Etc..etc...E se o Ps teve uma vitória razoável,LISBOA/ANTÓNIO COSTA, contribui muito, com os 50 e tal%.

NB: Em que é diferente Seguro de Passos Coelho ? Será por um ser do Benfica e o outro do Sporting ?
Os Portugueses merecem muito melhor....digo eu que só sou votante...

Olimpico disse...


Há aqui um "anónimo" afirmando que o PS ganhou as autarquicas, perdendo algumas camras importantes, mas Seguro não era candidato!!!! ( Omo lava mais branco....) Pois,,,ele não concorreu, por que impor não é concorrer....Matozinhos, Vila Nova de Cerveira, Cascais/ Com o Farmaceitico, que tinha INSULTADO o PS, liderado por Sócrates...Etc..etc...E se o Ps teve uma vitória razoável,LISBOA/ANTÓNIO COSTA, contribui muito, com os 50 e tal%.

NB: Em que é diferente Seguro de Passos Coelho ? Será por um ser do Benfica e o outro do Sporting ?
Os Portugueses merecem muito melhor....digo eu que só sou votante...