segunda-feira, março 16, 2015

A refundação do Estado laranja debruado a azul celeste

Hoje no Público

O Público ouviu os partidos parlamentares acerca das propostas de alterações que o presidente da Comissão de Recrutamento e Selecção para a Administração Pública (Cresap), João Bilhim, apresentou para melhorar a forma de escolha dos dirigentes dos serviços e outros organismos do Estado. Parece-me que o diagnóstico mais certeiro coube ao porta-voz do PCP: há «uma avaliação muito negativa relativamente a todo o funcionamento da Cresap», que afirma estar a «funcionar como um embuste».

Com efeito, o Público analisou as 339 propostas de candidatos a cargos dirigentes que chegaram às diferentes tutelas desde que a Cresap foi criada. A Cresap apresenta, em cada concurso, três nomes, cabendo ao ministro da tutela a escolha final. Dos que foram rejeitados há um padrão: quase todos têm uma ligação ao Partido Socialista.

Ocorreu um desenfreado assalto ao Estado, tendo sido observada na distribuição dos lugares a dimensão eleitoral dos partidos da maioria de direita. Mas o Governo fez ainda pior: como os dirigentes são nomeados por cinco anos, vários ministérios têm protelado a posse dos boys escolhidos, mantendo-os a ocupar os cargos em regime de substituição, o que significa que eles poderão vir a ser dirigentes para lá do termo da próxima legislatura.

Estamos, por isso, perante uma farsa, que não se compadece com remendos — que, de resto, apenas serviriam para a legitimar. Parece um propósito pouco ambicioso a confissão do presidente da Cresap de que «pelo menos foram excluídos do processo de selecção os militantes ou simpatizantes incompetentes».

5 comentários :

Anónimo disse...

É bem feita para não serem parvos.

Anónimo disse...

O que é que o PS pode fazer contra isto? É possivel expulsar esta gente toda quando chegarem ao poder? Nem que tenha custos financeiros, porque os custos para o país de lá deixar gente desta serão 10 vezes mais caros.
Tirem o financiamento às IPSSs privadas e paguem os despedimentos com esse dinheiro.

Anónimo disse...

Corram com eles e n paguem nada. N merecem e fazem parte de uma farsa e de uma aldrabice contra os interesses do estado! Mante-los seria pactuar com a farsa e atentar contra os interesses do país!E podem desde já começar a dizer isso mesmo. Sem medo!

Anónimo disse...

Espero que o PS tenha coragem para agir quando chegar ao poder e realizar concursos dignos desse nome nestes organismos estatais. Não permita que estes boys continuem a minar e destruir o Estado. Isto é um presente envenenado e se os deixarem ficar, arruinam por completo a nova gestão do PS. Os socialistas que abram os olhos, sejam corajosos e enfrentem adequadamente esta corja de criminosos!Por terem sido tão bandos ao longo dos anos é que hoje chegámos a esta vergonha e descalabro. Um exemplo foi aquele Costa que deixaram a desgovernar o Banco de Portugal...Tenham brio e responsabilidade desta vez, protejam melhor dos abutres este País! M

Anónimo disse...

Mais o concurso dos novos PIDES com sofiscação Alemã

Pois é