quinta-feira, abril 16, 2015

Mais inovação, melhor economia


Mariana Mazzucato é Professora de Economia da Inovação na SPRU – Science Policy Research Unit – da Universidade de Sussex. É actualmente uma das mais destacadas pensadoras internacionais sobre economia da inovação, sobre finanças e crescimento económico e sobre o papel do Estado no capitalismo moderno.

Em 2013 publicou o livro “The Entrepreneurial State: debunking private vs. public sector myths”, considerado por muitos uma obra imprescindível para a compreensão e discussão sobre os rumos do capitalismo moderno e listado pelo Financial Times como livro do ano. Nele, Mazzucato mostra que o Estado tem um papel central nos processos de inovação, ao contrário da percepção comum de que é o sector privado o motor da inovação e que ao Estado cabe apenas o papel de regulador. Da Apple até as chamadas tecnologias “limpas", passando pela indústria farmacêutica, Mariana Mazzucato mostra que o sector privado só aposta depois de o Estado ter feito investimentos ousados e de maiores riscos.

O longo dos dois últimos anos, Mariana Mazzucato tem participado em inúmeras conferências e de fóruns de discussão organizados por instituições públicas, nacionais e europeias, incluindo partidos europeus da família política do PS, em temas como:
    • “financiamento da inovação”;
    • “repensar o papel do Estado na inovação”;
    • “crescimento inclusivo, inovação e tecnologia”;
    • “práticas financeiras, dinâmicas de inovação e fontes de desigualdade económica”;
    • “governação, inovação e inclusão social”; entre outros.

É conselheira económica do governo escocês, comissária do World Economic Forum e membro permanente do grupo de especialistas em Inovação da Comissão Europeia. Em 2013 venceu o prémio SPERI de Política Económica.

1 comentário :

Anónimo disse...

Este governo quer a investigaçao sibre inovaçao virada para as empresas.
Alias sugestao da 'associaçao crescimento' ( bastonarios das ordens dos economistas e engenheiros ), que falam na comissao executiva, 2 f, no Etv.
O Projecto Farol fazia parte, mas zangou-se.
O governo aceitou outras ideias, educaçao, crescimento, etc.