terça-feira, novembro 03, 2015

Quebra-cabeças


      «Admito que no Porto, não na cidade, mas no distrito do Porto e na Área Metropolitana, se possa colocar essa questão [acordos com o PCP a nível autárquico]. Lembro-me de Gaia, Valongo e Gondomar, são três casos onde hipoteticamente a questão se poderá colocar e se, porventura, essa questão se colocar não temos hoje nenhuma razão para não fazermos acordos com o PCP. Acho mais, acho que há vantagens tendo em vista abrir as portas para entendimentos mais vastos. Outro caminho é ver quais as áreas do programa do Governo que podem ser aprovadas com o PCP, que reformas, por exemplo, na área da saúde podem ser aprovadas com o PCP, na área da administração pública e organização do Estado. Isso terá efeitos na resposta do PCP. Senão corremos o risco de, daqui a alguns anos, continuarmos a dizer que não há condições para uma coligação e a direita estará reorganizada.

Quem disse o que acima se reproduz:
    • José Luís Carneiro, deputado e presidente da Federação Distrital do Porto do PS?
    • Pedro Nuno Santos, deputado e presidente da Federação Distrital de Aveiro do PS?
    • Eduardo Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República?
    • Francisco Assis, eurodeputado?
    • Tiago Barbosa Ribeiro, deputado?
A resposta certa está aqui.

14 comentários :

Fernando Romano disse...

E esta, heim?!
Apanhado. Apanhadíssimo!
Em flagrante delito.
Será que foi publicado antes ou depois do almoço...?
Francisco Assis tem destas investidas para o abismo. Lembra-me aquela de Felgueiras, julgando-se imperador da região Norte.
Mesmo assim tenho estima por ele (desde que no lugar certo).


Victor Nogueira disse...

Ora, Francisco tem "deslizes" mas na hora da verdade tem virado sempre a favor dos "radicais" da direita unida. E já passaram ... 14 anos !

Anónimo disse...

E o ano passado?


Que avaliação faz do Governo?

Acho que é um Governo calamitoso. É um Governo extremista do ponto de vista ideológico. É um dos governos mais extremistas da Europa , assente numa linha de orientação que desvaloriza completamente o Estado, em particular, nas áreas sociais. É um Governo de uma direita muito radical que julguei que já não existia. E é um Governo muito incompetente que gera angústia e ansiedade no país. Gente extremista, impreparada e com pouca formação e densidade política.

…..

Já defendeu uma maioria para o próximo Governo. Isso pode não acontecer. Nesse cenário, acha possível uma coligação com o PSD?

Não acho impossível. Acho que se ninguém tiver maioria absoluta, vai ter de haver um esforço de compromisso. A democracia faz-se também assim. E o compromisso será tanto mais forte se os partidos assumirem antes, mais claramente, as suas divergências. Estamos no momento de afirmação de diferenças, até às legislativas. Depois das legislativas, terá de haver um sentido de compromisso. Acho desejável e, neste momento, não acho que seja desejável fechar portas a nenhum tipo de compromisso. Vejo que há mudanças, à direita… Não acho possível um compromisso com este PSD. Mas admito que na sequência de umas legislativas em que esta linha perca, há condições para gente diferente no PSD, com outra perspectiva. O mesmo poderá acontecer no CDS. Mas, já agora, não fecho, como teria feito há alguns anos atrás, as portas a um diálogo à nossa esquerda. Há partidos à nossa esquerda que também têm de assumir as suas responsabilidades.

http://www.publico.pt/politica/noticia/governo-de-gente-extremista-impreparada-com-pouca-formacao-e-densidade-politica-1632692

Anónimo disse...

Assis pode ser um excelente político mas daí a ter qualidades carismáticas para atrair votantes e simpatisantses seja para que partido fôr, vai um longo caminho. Sinceramente, por mim , pode inscrever-se no PSD porque condiz com os que por lá andam. Não será por acaso que é tão elogiado e tão querido pelos PAfs. Espero que o almoço na Mealhada não lhe cause nenhuma indigestão .

Anónimo disse...

Viram ontem o "debate" nocturno entre o nosso Eurico brilhante e a Teggy caeiro? Os dois deputados bon chic et bon genre plenamente de acordo, encantados a enterrar o PS! A Ana Sousa Dias estava a assistir incrédula ao cumulo da traição e da pulhice. Que sim, pois claro, o PS tem uma história gloriosa que ambos querem honrar! ...e depois da "derrota" só têm legitimidade para ser oposição construtiva, que é a única posição ética e responsável, etc, etc. Mas esse Brilhante safardanisca não terá vergonha? Será que o povo português, incluindo a classe média, não tem direito a ter quem o defenda, tendo de estar entregue por mais 4 anos ao jugo e ao esmagamento duma coligação de direita vendida e minoritária? Sera que os Brilhantes não entendem que o seu mundinho já mudou, como não podia deixar de ser? Fora colaboracionistas e tachistas sabujos, para nada servem! Andaram a engonhar 4 anos e meio, em expiação duma CULPA impingida, a fazer de conta que faziam oposição. Foram corridos e tardiamente. Continuaram a minar e a fazer contra-vapor. Costa concorreu e arrebatou os votos da esmagadora maioria dos militantes e simpatizantes do PS, já se esqueceram? Pode ter muitos defeitos e hesitações (quem não tem? não é Deus, mas é um politico de visão).É nele que depositamos todas nossas esperanças de um futuro melhor, desde o centro à esquerda. Costa merece a nossa confiança. Se conseguir levar por adiante a sua histórica tarefa, só por si já sera um herói. Um homem visionário, que decidiu seguir o que o povo português nos disse inequivocamente nas eleições e virar o jogo viciado. Um politico que vai ao encontro da sua inevitável "finest hour", com toda coragem e saber possivel. Boa sorte.

Anónimo disse...

Já se percebeu a razão: o Assis é um jovem que tirando as penas de pavão que os tachos políticos sempre vão dando (mesmo na oposição) que mais pode aspirar quando for pra casa?

Anónimo disse...

Uma coligação à esquerda é apenas o inicio de um bela aventura politica fruto dos tempos e das contingências extremas da situação que se vive em Portugal (e não só). Vai mudar toda a panorâmica e topografia politica do futuro. Um nó górdio estratégico que uma vez desencadeado solta mil e liberta mil e uma novas constelações. O PS vai fazer história, nunca mais será o mesmo que foi estes últimos 4 anos, e influenciará a doutrina politica em toda a europa. O PC nunca mais serão mesmo. Idem o BE.

E claro toda a direita, lentamente, terá de se realinhar e repensar, pois não se dá bem fora do poder de que é o dono "natural" e se convenceu que já eram favas contadas, seu terreno exclusivo por muitos mais e bons anos. Começou o seu suave inverno, d'ont mistake, cheio de abertas soalheiras, sempre confortável, protegido, bom para magicar novas vinganças e jogos de guerra.

Anónimo disse...

Um fantástico guerreiro. Tem-no demonstrado ao longo dos anos.
Só não percebo em prol de quê ou de quem.
(talvez, um soldado da fortuna)

F Bento disse...

O Assis nunca foi socialista, é essencialmente um oportunista que encontrou uma viela em Amarante. Inebriado pelos ares do Tâmega, meteu-se Douro abaixo e ei-lo no Porto. Desarmado como D. Sebastião, foi a Felgueiras. Ao D. Sebastião não partiram os óculos, porque ele não tinha óculos. Partiram-lhe o resto. A Assis não deram tempo em Felgueiras, e regressou com o rabo ente as pernas, directo ao oculista. O resto é tão recente que não vale a pena fazer história. Mas a história terá a dizer qualquer coisa, porque festejar com leitão e espumante as dificuldades do PS para erguer a esquerda, é apenas a antecipação de uma deslealdade futura com efeitos retroactivos, festejando com o inimigo a falta de carácter que Assis vem revelando, considerando as múltiplas e contraditórias tomadas de posição, com que só mesmo aquela alforreca do Coelho é capaz de rivalizar.
Bom apetite. Se sobrar uma costela do bicho, chamem-me, que eu estou a lentilhas.

Anónimo disse...

Acham que as contradições, do passado e do presente, servem para alguma coisa? Vejam só o tempo de antena que o "jornalismo profissional e idóneo" lhes está a dar...
Vejam as notícias que dão sobre o PCP e o BE...

Estão a reagir de forma previsível. Mesmo assim, é triste ver que num país supostamente democrático, tais reacções acontecem.

Anónimo disse...

Há qualquer coisa que não percebo nestes socialistas da treta. Afinal querem o quê? Governar com o PSD e CDS? Seguir as políticas do governo anterior? Então mudem de partido.
Na minha aldeia dizem que andam a procura do pote (ou do tacho). será?!

saludos.

Anónimo disse...

Nao era coerente o sr assis deixar imediatamente o tachito do parlamento europeu?

Eu nem sou socislista, mas se a memoria nao me falha o sr foi eleito pelo PS.

Perante a divergencia q esta a criar, seria fundamental largar o tachito.

Em qq dos casos acho q ele (e os poucos q vao ao leitao) se vao tramar...

Anónimo disse...

:" o Assis é um jovem que tirando as penas de pavão "

O Assis é pavão? o Assis é um palerma


Zé da Adega

Júlio de Matos disse...



Um VENDIDO miserável, este canalha...


ADEUS Ó VAI-TE EMBORA, para sempre (e boa sorte para o PASOK.pt)...