Uma vez mais, a banca equaciona a possibilidade de obrigar os clientes a suportarem uma taxa pela utilização do Multibanco. A primeira tentativa ocorreu em 1994. A Deco promoveu então uma jornada de protesto, incentivando os clientes a boicotarem o Multibanco, o que levou as instituições bancárias a recuarem no seu propósito. Mais tarde, a banca voltou à carga, tendo novamente recuado.
Em declarações ao DN de hoje, Jorge Morgado, secretário-geral da Deco, afirma: “Se descobrirmos que existe aqui uma posição concertada por parte dos bancos, iremos certamente defender os consumidores”. Acreditamos que sim. Mas não seria melhor começar pelo princípio, ou seja, pela análise das actividades da Sociedade Interbancária de Serviços, SA, a conhecida SIBS, que detém o monopólio dos cartões de débito (cartões Multibanco)? Conhecem alguma situação análoga na União Europeia?
A SIBS foi criada quando a banca ainda era dominada pelo Estado. Com a privatização da maioria dos bancos, a SIBS representa hoje em dia um verdadeiro cartel dos bancos. Talvez a Autoridade da Concorrência se devesse pronunciar sobre este assunto.
Em declarações ao DN de hoje, Jorge Morgado, secretário-geral da Deco, afirma: “Se descobrirmos que existe aqui uma posição concertada por parte dos bancos, iremos certamente defender os consumidores”. Acreditamos que sim. Mas não seria melhor começar pelo princípio, ou seja, pela análise das actividades da Sociedade Interbancária de Serviços, SA, a conhecida SIBS, que detém o monopólio dos cartões de débito (cartões Multibanco)? Conhecem alguma situação análoga na União Europeia?
A SIBS foi criada quando a banca ainda era dominada pelo Estado. Com a privatização da maioria dos bancos, a SIBS representa hoje em dia um verdadeiro cartel dos bancos. Talvez a Autoridade da Concorrência se devesse pronunciar sobre este assunto.
4 comentários :
Nada havendo a dizer, o "Miguel" rumina o que já mastigou...
Um vómito tão bonito e ninguém lhe liga...
Meu caro MA. A banca é dos poucos sectores onde a economia concorre a nível global e não apenas europeu.
O facto de a banca portuguesa ser das mais eficientes da europa, também se deve à SIBS, cujos clientes beneficiam de uma oferta de produtos sem paralelo no mundo.
Nem por isso os bancos portugueses são mais caros para os seus clientes do que os europeus.
Qualquer turista lhe confirma o isto.
Caro José Marques:
Não ligue que este post é só para disfarçar...o que o "Miguel" gosta é de juizes...
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