domingo, setembro 07, 2008

Cluny deu um ar da sua graça

O Sindicato dos Magistrados do Ministério Público fez um estudo e concluiu: as alterações legislativas "transmitiram à sociedade em geral e ao mundo criminoso em particular inequívoco sinal de brandura do sistema penal".

Vale a pena ler um excelente post de Pedro Sales, no qual desmonta o pretenso estudo do sindicato do presidente vitalício António Cluny.

PS — Acontece que a edição de hoje do JN apresenta dados que desmentem os próprios números que constam do “estudo” do Dr. Cluny:
    «A Direcção-Geral dos Serviços Prisionais (DGSP) defendeu, ontem, que Portugal é um dos países europeus com maior número de presos por 100 mil habitantes e que o número de reclusos em liberdade condicional não aumentou este ano. Uma nota da DGSP, citada pela agência Lusa, refere que "mesmo após a aplicação da reforma penal, Portugal situa-se entre os países da Europa com maior taxa de encarceramento".

    (…) A DGSP salienta que, "ao contrário do que se afirma, Portugal tem uma taxa de encarceramento (104 por 100.000 habitantes) superior à maior parte dos países europeus" e avança os exemplos de França e Alemanha, onde a taxa é de 91, de Itália, com 83, Irlanda, com 76, Grécia com 99, Bélgica, com 94 ou Dinamarca (66).»

10 comentários :

Anónimo disse...

Como é que a comunicação social ainda dão corda a tanta demagogia do sr. Cluny ?

Anónimo disse...

não percas tempo com este especime que ninguém o ouve ....

Anónimo disse...

O Director-Geral dos Serviços Prisionais não depende directamente do Governo?

Anónimo disse...

Presidente vitalício, Cluny?
Desaloja-o, 'Miguel'. Candidata-te...

Anónimo disse...

Esta especie humana está em vias extinção.

É mais cadaver que humano. Já ninguem suporte tão vil e doentia personalidade. Desde o 25 de abril que essa figura sinistra não sai dos media.Já chateia e ninguem liga ao seu verbalismo comunista estafado.
Um conselho, reforme-se e vá percar.

Anónimo disse...

Pela quantidade de vezes que é mencionafo neste blog parece que ainda há quem ligue ao Dr. Cluny...

MFerrer disse...

A Carlos Frade : A chamada CS é apenas a outra face uns interesses opostos aos de Portugal, aos da maioria dos portugueses.
Aos Anónimos : Deixem de se esconder atrás dessa capa e digam ao que veêm. Quem é que representam. Certamente que não representam o futuro. Cheira-me a passado e a direitos adquiridos, sei lá !
E então o Anónimo que pretende insinuar que o director dos Serviços prisionais é quem produz a legislação e a aplica, é de muito mau gosto! Coitado!
MFerrer

Hobbes disse...

E que tal um pouco de honestidade e dizer que entre os 56 "países" europeus Portugal está em 26.º lugar no que respeita à taxa de encarceramento, ou seja, perfeitamente dentro da média (em rigor, melhor que a maior parte desses países)?
E que tal também dizer que as alterações que Rui Pereira anunciou à lei das armas (como resposta ao aumento da crimanaliadde) visam precisamente reparar alguns dos erros que ele cometeu com a revisão do CPP (nomeadamente quanto à aplicabilidade de prisão preventiva para alguns crimes puníveis com pena de prisão não superior a 5 anos e a necessidade de manter as detenções em flagrante delito para além dos casos em que há fundadas razões para crer que o detido se não apresentará voluntariamente ao Ministério Público)?
Pode ser? Ou o governo não lhe paga para isso, Abrantes?

Anónimo disse...

Afinal quem é que nomeou o Director-Geral dos Serviços Prisionais?
O antigo Director-Geral de tais serviços não é, por acaso, actualmente, Secretário de Estado da Administração Interna?

Anónimo disse...

Alguém falou em direitos adquiridos?
Pensava que o Governo já os tinha exterminado todos ...