sábado, novembro 22, 2008

A supervisão bancária




António Marta entrou para a administração do Banco de Portugal em 1994, no último governo de Cavaco Silva. Chegou a vice-governador, com o pelouro da supervisão bancária, tendo abandonado de mansinho o banco central em 2006, consumadas que estavam as fraudes que viriam a ser classificadas como o “caso BCP” e o “caso BPN”.

Bata-se no Dr. Constâncio — que, mesmo que a gente não saiba por que lhe bate, ele sabe por que leva —, mas não vale deixar em paz os outros intervenientes. Mesmo que António Marta se tenha recolhido para prosseguir a sua formação espiritual, não teria sido difícil o Expresso descobrir nos seus arquivos uma fotografia dele para ilustrar o (des)encontro com Dias Loureiro.

4 comentários :

Anónimo disse...

ÓRGÃOS SOCIAIS DO BPP

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

João Oliveira Rendeiro, Paulo Guichard, S. Fezas Vital, Fernando Lima e Luiz Vasconcelos.

CONSELHO CONSULTIVO

Francisco Pinto Balsemão, João Vaz Guedes, Stefano Saviotti, A. Bissaia Barreto, João de Deus Pinheiro, Joaquim Vieira Coimbra, Jorge Braga de Macedo, João Cravinho, Alain Minc, A. Pinto Correia, A. Viana Baptista, Arnaldo Pinto, João M. Serrenho, J. Ferreira Santos, C. Tomás Ruivo, Enrique Centelles, Gabriel Bastos, J. M. C. Rodrigues, M. Alves Monteiro, N. V. do Nascimento, Hareb Al-Darmaki, R. Almeida Capela e Silvio H. Cerveira.

ASSEMBLEIA GERAL

José Miguel Júdice, Nuno Brito Lopes e Maria Manuela dos Anjos Tavares Morais.

CONSELHO FISCAL

A. Pinto Barbosa, Miguel F. F. Morais e Deloitte & Associados.

ESTRUTURA ACCIONISTA DO BPP

Joma Advisers: 12,50%

Partners Equity Trust: 6,34%

Francisco Pinto Balsemão: 6,02%

Saviotti SGPS: 5,83%

Sofip SGPS: 5,81%

Alfa Europaeco: 5,00%

SF-Sociedade de Controlo: 4,17%

Helene Invest. Holding: 2,50%

Cooper Invest.: 2,26%

Fund. Luso Americana para o Desenvolvimento: 2,19%

Joaquim Ant. F. dos Santos: 2,08%

Joaquim Alb. Vieira Coimbra: 2,00%

Anónimo disse...

Devem estar todos a mentir.
E ricos.
O Contâncio não justifica o que ganha e o resto é conversa.
Mais um chulo xuxa.

Teófilo M. disse...

MARTHA, António Manuel Martins Pereira

Foi titular do cargo de vice-presidente da Comissão para a Integração Europeia e de director-geral do Secretariado durante o VII Governo Constitucional (9 de Janeiro de 1981 a 4 de Setembro de 1981).

O nome de António Martha foi proposto ao primeiro-ministro Francisco Pinto Balsemão por Álvaro Barreto, ministro da Integração Europeia. António Martha trabalharia na dependência de Joaquim Ferreira do Amaral, secretário de Estado para a Integração Europeia e, por inerência, presidente da Comissão de Integração Europeia.

O novo vice-presidente da Comissão tomou posse a 12 de Julho de 1981, numa cerimónia presidida pelo ministro das Finanças, Ernâni Lopes. Terminou em 2006 o segundo mandato como vice-governador do Banco de Portugal (1996-2006).

Anónimo disse...

A ligação BPN / Banco de Portugal

José Oliveira e Costa, o ex-presidente do BPN, foi, durante os anos 80, director do departamento de inspecção de crédito (DIC) do Banco de Portugal. Este departamento é, pasme-se, o antecessor do agora famoso departamento de supervisão bancária (DSB).
António da Silva Ferreira, director adjunto do DSB desde a sua criação, há mais de 20 anos, foi subordinado de José Oliveira e Costa no extinto DIC e no começo do actual DSB, agradecendo a este a sua carreira meteórica no Banco. O facto de se encontrar na direcção do DSB há tanto tempo (durante o qual houve 4 directores diferentes) permitiu-lhe nomear para os cargos de coordenação de área e de núcleo "homens de mão", verdadeiros paus-mandados!
Pelas mãos de João Rosa, coordenador de área do DSB, conhecido por ter tido carreira hiper-meteórica graças aos "favores" prestados ao seu chefe António de Silva Ferreira, terão passado grande parte dos processos de supervisão do BPN nos últimos anos.