sábado, janeiro 31, 2009

Acima de qualquer situacionismo

O Jornal de Notícias é o maior jornal português. É, além disso, a voz mais influente do Norte.

Esta posição foi conquistada pelo JN com um estilo muito próprio - sóbrio e sólido. Noticia sem alarde, sem sensacionalismo, e raramente é desmentido. É, há dois ou três anos, e apesar da pouca importância que dá aos temas de política, economia e internacional, o jornal português que mais se aproxima do equilíbrio que caracteriza os jornais de referência. O mercado, pelos vistos, tem dado razão a quem o faz.

E é isso que irrita JPP até à medula. JPP, que tanto gosta de elogiar a sobriedade e a seriedade das gentes do Norte, sabe que o JN tem razão no modo como lida com o caso Freeport. Como se verá quando esta espuma desaparecer e o JN continuar no topo das vendas.

Nota: É claro que também conta o facto de, desde a primeira hora, o JN se ter desentendido com o amigo Rui Rio. O que só prova o que atrás se disse - passados oito anos, o povo do Porto continua a comprar o JN, enquanto que a obra de Rio está... perdão, não está, à vista.


Contributo do João

4 comentários :

Anónimo disse...

Há mais.
Foi o JN que tirou Pacheco Pereira do anonimato (era bem pequenino o seu círculo do PCP-ml) ao dar-lhe a primeira coluna de opinião.
Acontece que ele cometeu (não me lembro se uma ou duas vezes) a deslealdade de dar a conhecer antecipadamente ao concorrente "Público" a matéria que apareceria no dia seguinte no jornal com o qual tinha contrato. Foi o bastante para o director de então, Freitas Cruz, por sinal um jornalista não comprometido, mas próximo do PSD, acabar logo ali com a colaboração. Saiu pela porta do fundo. Além do fanatismo que lhe tolda o espírito, ainda terá aquela pedra no sapato.

Anónimo disse...

O jornal que mais vende em Portugal é o Correio da Manhã. Leiam o V. próprio gráfico.

CAA

Anónimo disse...

Oh CAA
Isso era antes de você lá escrever...

Anónimo disse...

CAA é mais um dos que fazem da bufaria e insidia uma pratica diaria. A PIDE ESTÁ DE VOLTA bem, acho que estava adormecida.