quinta-feira, dezembro 30, 2010

Cavaco e o banco do cavaquismo [2]



1. Quando rebentou o escândalo do BPN, Cavaco veio a público dizer que não tinha nada a ver com este banco. Depois, soube-se que tinha acções da SLN, que é proprietária do BPN. Nunca ninguém lhe perguntou por que não disse isso logo nessa altura e andou a fazer-se desentendido. Mas há mais questões que Cavaco nunca esclareceu, por mais que se passe a pente fino o célebre site da Presidência da República, como, por exemplo, estas:
    • Não estando a SLN cotada em bolsa, aonde é que comprou as acções e a quem?
    • Como é que deu a ordem de compra?
    • Quem é que vendeu as acções e quem fez o preço?
    • Nesse dia ou nessa semana, houve outras transacções fora da bolsa a esse valor?
Sabe-se apenas, salvo erro através do Expresso, que a família Cavaco sacou a Oliveira Costa, presidente da SLN/BPN, as seguintes mais-valias:
    • Cavaco a mais-valia de 147.500 euros, uma vez que, tendo comprado 105.378 acções da SLN/BPN, a um euro cada uma, vendeu-as a 2,4 euros;
    • A filha de Cavaco a mais-valia de 209.400 euros, tendo vendido as suas acções ao mesmo tempo que o pai e pelo mesmo valor (2,4 euros).
Perante as dúvidas suscitadas, é inaceitável que Cavaco se refugie em sucessivos jogos de palavras e que a comunicação social confirme que, em relação ao ainda inquilino de Belém, tem um comportamento muito suave.




2. Cavaco tem não só a obrigação de explicar como se processou a negociação privada com Oliveira Costa para a compra e a venda das acções — porque a SLN/BPN não estava cotada em bolsa — como também tem a obrigação de esclarecer se realizou outras operações com a SLN/BPN, designadamente a obtenção de empréstimos, e se foram cumpridas as condições que a lei impõe para a sua concessão.

Uma vez que tanto Cavaco como a sua filha compraram e venderam acções da SLN/BPN na mesma data, parecendo ter-se tratado de operações feitas em conjunto, o esclarecimento sobre eventuais outras operações realizadas com a SLN/BPN deve naturalmente abranger aqueles que lhe são próximos.



3. Hoje sabe-se que o banco do cavaquismo foi criado a partir dos múltiplos perdões fiscais “de favor” concedidos pelos governos de Cavaco Silva, era Oliveira Costa então o secretário de Estado do Assuntos Fiscais. A coisa teve direito, nos anos 90, a uma comissão parlamentar de inquérito, presidida por Rui Machete (do PSD), que depois surge, como que por encanto, nos órgãos sociais do BPN.

A única conclusão a tirar é que Cavaco, na sequência da derrota com Jorge Sampaio nas eleições presidenciais, pensou retirar-se da política e ir ganhar a vidinha. Depois, em 2003, reconsiderou. Para preparar a candidatura às eleições de 2006, Cavaco procurou cortar os laços às malfeitorias do cavaquismo, alienando as acções da SLN/BPN. Vamos aguardar para ver se a telenovela não tem outros episódios ainda não conhecidos.

19 comentários :

SACANAGEM disse...

NÃO HÁ MEMORIA DE GENTELHA TÃO CORRUPTA EM PORTUGAL, COMO ESTA QUE COMANDOU OS DESTINOS DO ppd/psd E DO GOVERNO.

OS INDICES DE CORRUPÇÃO EM PORTUGAL, DEVEM-SE EM PARTE AOS CORRUPTOS DO ppd/psd, QUE GRAVITAM NOS VARIOS SETORES DE ATIVIDADE ROUBANDO E ESPOLIANDO VEM LANÇADO PORTUGAL NA LAMA.

KAVAKO PENSO SER O FIGURA CENTRAL DA "CASA NOSTRA" Á PORTUGUESA, ELE É O CHEFE, O PATRÃO, O BOSS. A SUA PALAVRA (nasceu 2 vezes) legitima seja o que for, sem ela nada existe.

Anónimo disse...

a cavaquinha tem uma farmácia em campolide financiada pelo bpn e o conselheiro de estado marcelo já mandou umas bocas sobre o assumpto.

A. Moura Pinto disse...

Calma... Isso está tudo no site da Presidência da República. Tudo explicadinho. Não se consegue ler ou entender? Incompetência dos leitores.
Cavaco chuta sempre para o site quando perante questões delicadas, fingindo nada esconder. Ou para a declaração de rendimentos, como se lá se informasse quem foi o intermediário das operações de compra e venda.
Já agora: no debate Alegre perdeu aqui a sua grande oportunidade de encostar Cavaco. E isso seria o suficiente para poder sair ganhador... do debate, claro.

Anónimo disse...

estas explicações

absolument necessarias a um homem que não se cansa de em relação a si mesmo, se rotular de honesto, transparente,

não podem ficar por um qualquer site...

É por ele mesmo , sua honestidade e transparencia,

que tem, deve, explicar como viveu, geriu, um conjunto mui grande de gente muito apta para "negócios sui generis"

mantendo-se acima dessas traquitanas, virgem, puro, sem besliscadelas que sujem seu caracter e honra...

Penso que, repito, por ele mesmo, tem de dar certas explicações sobre, para poder continuar a ufanar-se sua seriedade e de ter nascido varias vezes...

abraço

Anónimo disse...

O BPN nunca foi um banco mas uma sua aparência.

Anónimo disse...

Não houve qualquer negócio bancário do BPN com Cavaco, houve apenas um artifício contabilístico visando entregar-lhe umas centenas de milhares de Euros.

ATENTO disse...

Meus caros, o BPN nunca foi um Banco, foi uma sociedade financiadora de Partidos e de uma obediência, por favor, não nos «mandem» areia para os olhos. A alta representação dos Cavacos e dos Opus sempre esteve presente na Administração e nos Departamentos Comerciais de captação de dividendos. Mas isso não interessa nada, porque não é notícia. Posso fazer uma pergunta? ONDE PÁRA O JOVEM GRANDE GRANDE MINISTRO DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA E GRANDE MUITO GRANDE HOMEM DE CAVACO DIAS LOUREIRO? OUVI DIZER QUE ANDA POR TERRAS DO BRASIL?

Anónimo disse...

As transacções (?) do Senhor Aníbal com o BPN não constam das declarações apresentadas no Tribunal Constitucional já que, ao tempo, não era obrigado a fazê-las dado não exercer qualquer função que a isso o obrigasse. Por isso, quando alega que tudo está nas suas declarações está a faltar à verdade. Nem das actuais declarações pode concluir-se o que quer que seja quanto às transacções. É a pura demagogia, de um político muito experiente, que não teve quem ali logo o desmentisse.

Anónimo disse...

Se Cavaco comprou uma coisa que não tinha preço e vendeu quando também não tinha preço, porque não se diz, de uma vez por todas, que esse negócio nunca existiu e que foi alvo de uma oferta por parte dos seus cúmplices da SLN/BPN, os quais só tinham que proporcionar ao seu guru uma vida desafogada, para o caso de ele não conseguir enganar o País nas presidenciais seguintes e antes que fossem descobertos os diversos desfalques que praticaram?

Parece que está na hora de não nos atirarem mais areia para os olhos.

Anónimo disse...

Está em Cabo Verde com a promessa de que nunca será extraditado.

Anónimo disse...

luis montez, genro do cavaco, compra rádios, de onde veio o dinheiro, e com que garantias?cavaco assina relatório sobre a grande qualidade da caixa failense, uma semana depois a mesma vai á falencia, correcto?
cavaco supranumerario da prelatura pessoal Opus Dei?

Von disse...

O que eu gosto neste blog, é o facto de toda a gente se ter esquecido do papel de Vítor Constâncio, nesta trapalhada. Ele há cada esquecimento...

O Cota disse...

Gostava que me explicassem: No Governo de Cavaco, houve os pornograficos perdões fiscais que conhecemos. Com o dinheiro desses perdões fundaram um banco? Então os beneficiarios tinham o dinheiro para pagar os impostos,mas guardaram-no à espera do (prometido?) perdão fiscal? Normalmente quem não paga ou é vigaro, ou não tem o dinheiro. Ter,não pagar,ser perdoado e fundar um banco é simplesmente Monstruoso... Qual o papel de Cavaco Silva neste caso? A ser verdade, nem Maquiavel faria melhor...Esperamos que os magistrados tenham tempo... para fazer TODAS as perguntas,mas antes das eleições,para termos um presidente eleito com legitimidade se for o caso. Sinceramente tenho duvidas.A Manuel Alegre, só lhe resta fazer o trabalho de casa...

Anónimo disse...

Fico espantado (ou não deveria ficar?) por ver que no meio das burlices do BPN o PCP e o BE coincidam com o Prof Cavaco nos ataques ao governo e no branqueamento do cavaquismo.

Anónimo disse...

O Von está numa de Cavaco. Coitadinhis dos ladrões, a culpa é sempre da polícia.

Von disse...

Pois, vamos desculpar a "polícia", por receber um balúrdio e se esquecer de ser polícia. E já agora, para não ficarem dúvidas, repito este comentário: esta história de haver filhos e enteados na treta do BPN, tresanda. Há culpados de base (administradores), culpados de omissão (Banco de Portugal), culpados de incompetência (Administração da CGD) e culpados de teimosia, desde Cavaco a Teixeira dos Santos.

Anónimo disse...

Von: és primo do pessoal do PSD do BPN para os estares a desculpar? Recebeste alguns trocos para branquear esta monumental fraude?

Von disse...

Se você leu nas minhas palavras desculpas seja a quem for, leu mal. Muito mal. A diferença entre mim e si, é que eu não desculpo ninguém envolvido directa ou indirectamente neste escândalo. Neste ou em outros. E você parece só lhe dar jeito encontrar um tipo de culpado, melhor, culpados que sejam de um e um só partido.

Tripalio disse...

As perguntas realmente são muito bem feitas e apuradas - vê-se que é feita que conhece bem da "poda", como diz o Grande Moita Flores.