quarta-feira, fevereiro 23, 2011

Conscientemente desonesto ou intelectualmente distraído?




De vez em quando, Bagão Félix põe o país a rir à gargalhada quando decide ir para fora de pé, mostrando a profunda ignorância com que debate os assuntos. Mas, ultimamente, Bagão não perde uma oportunidade para mostrar a forma ressabiada como se comporta na política.

Ontem, a SIC-N convocou Bagão Félix para as 22 horas, a fim de colher a sua opinião sobre a execução orçamental de Janeiro. Inacreditável como é possível haver pessoas que se prestam a fazer estas tristes figuras. Dois exemplos da manhosa performance de Bagão:
    1. Bagão Félix foi ministro das Finanças. Não pode, por isso, ignorar que o aumento das taxas do IVA aprovadas no Orçamento do Estado para 2011 só dois meses depois de entrarem em vigor se traduz em receitas cobradas do respectivo imposto. Se é assim, porque é que diz que “o aumento de 6,6% da receita de IVA em Janeiro depois do aumento de 3 pontos [que foi de 21 para 23%] não é nada de excepcional”?

    2. A dado momento, Bagão diz: “se compararmos as despesas com pessoal de Janeiro do corrente ano com as de Janeiro de 2009, temos um acréscimo de mais de 6%.” Esfrega as mãos, arregala os olhos e conclui: “Vejam, a despesa continua descontrolada.”

    Aqui também é preciso lembrar a Bagão Félix que as despesas com pessoal incluem mais 15% sobre as remunerações (contribuição para a Caixa Geral de Aposentações), montante que não existia em Janeiro de 2009. Se compararmos com o que é comparável ou seja acrescentando 15% a Janeiro de 2009, o acréscimo transforma-se (e não é milagre nem truque) num decréscimo bem significativo. Que VERDADE é então a de Bagão Félix? Os portugueses têm direito a saber quem com a pretensa verdade os engana.

9 comentários :

Rabino disse...

Bagão Felix,é o digno Presidente da Associação Pulhas de Portugal.

Zé da Minda sempre disse...

Estra troca de olhares,fez-me recordar o filme Musica no coração.chorei de saudades ao lembrar-me destes dois ministros...

António Carlos disse...

Bagão Félix é a personificação daquele espécimen que vem na Biblia: o Fariseu!

Anónimo disse...

os nossos "analistas" falam de tudo com uma leviandade impressionante;

será só ignorância ou será má-fé?
talvez um misto das duas

Anónimo disse...

O que me mete medo é que esta malta está convencida de que falam a verdade.Mesmo quando mentem, eles estão convencidos de que a mentira que lhes sai da boca se torna verdade, apenas porque saiu das suas bocas iluminadas...não se trata de desonestidade, trata-se sim de verdadeira demencia.Por mim já tinha era internado esta cambada de comentadores alterados, estão claramente todos sobre o efeito de estupefacientes.

Zé Maria disse...

Este personagem é mais um comediante politico. Faz-se ouvir na Antena1 todas as semanas. E das duas uma: ou é politicamente desonesto ou então sofre de alguma qualquer doença do foro psiquiátrico. Se a opção for a segunda, estimo as melhoras!

Anónimo disse...

o problema do gato feliz foi ter deixado o rabo do déficite de fora

Anónimo disse...

Este Bagão? ahahahahahahahahahehehehehehehhihihihihihi....É um fenómeno.Devia ser bom a dizer missas.E ri-se...e ri-se,sempre com aquele sorriso cativante.O Sobral cid tem lá muita gente mais ajuizada que ele.hihihihihihi!

Anónimo disse...

Não percebo o ponto 2 e gostava de perceber.
Então em Janeiro de 2009 não se faziam descontos para a CGA?
E em 2011 o estado desconta para a CGA 15% do salários dos seus trabalhadoes?
Se assim fosse então o Estado teria agora um encargo acrescido de 15% e BF teria razão, o que não me parece.