quarta-feira, outubro 16, 2013

Como é que o tipo, não sendo de direita, tem carisma?


Não é preciso ser um vate para prever que a próxima edição do Expresso, com uma entrevista de dez páginas a José Sócrates, será muito cobiçada. Para estimular o apetite, o site do Expresso transcreve hoje um excerto da entrevista: “Sou o chefe democrático que a direita sempre quis ter! Tenho algumas características que a direita acha que são de direita. E não são!

E não são, de facto. Foi a determinação de Sócrates que impôs a reforma da segurança social pública, impedindo o plafonamento das pensões que o PSD tentou forçar para as oferecer numa bandeja às seguradoras. Foi a vontade de Sócrates que fez vergar o império das farmácias. Foi a capacidade de decisão de Sócrates que conduziu à modernização dos hospitais e de outros estabelecimentos de saúde. Foi a visão de Sócrates que deu um novo impulso à educação, reforçando o papel da escola pública.

Se foi a oposição ao desmantelamento do Estado Social que a direita não perdoa a Sócrates, há um outro lado no último-primeiro-ministro-que-o-país-teve com o qual certos sectores retrógrados não se conformam: o seu carisma — até então visto como monopólio dos líderes de direita. O baço Barroso, o inconstante Santana e o aparvalhado Passos não representam o perfil de líder que a direita ambicionaria ter a conduzi-la.

Esta reacção, uma atitude aparentemente incompreensível, talvez só seja explicável pela psicanálise. A compulsão que leva sectores da direita portuguesa a fazerem de Sócrates o seu ‘ponto de fixação’ tem uma tal violência que só pode mesmo ser um sintoma de uma espécie de neurose política obsessiva ou um caso raro de onanismo político. Em tempos, o CC falou desta extravagante neurose obsessiva. Alguém deveria aconselhar esta direita a passar pelo divã.

7 comentários :

Anónimo disse...

(A manipulação da frase é evidente no pasquim online de modo a poder aumentar as vendas.) Foi simplesmente o melhor PM até hoje.

Anónimo disse...

(A manipulação da frase é evidente no pasquim online de modo a poder aumentar as vendas.) Foi simplesmente o melhor PM até hoje.

Anónimo disse...

Lá vou ter que dar a ganhar uns euritos ao Pintinho Balsemão e ajudar a pagar ordenados de gente como os Henriques lá do sítio. Que chatice!

Anónimo disse...

Espero que o copiem :)

Anónimo disse...

Explicações erótico/sexuais e sestas no divã só servem para explicar os comportamentos da direita. Certo na esquerda é tudo muito platónico. Entendi. Obrigado pela explicação

Anónimo disse...

Eu defendi e defendo a minha liberdade,a nossa liberdade, votando PS - no entanto, sou Marcelista - já tenho dito aqui

Conheci 2 1ºs ministros,foi o Marcelo Caetano e o Sócrates,por razões diferentes, mas gostei do seus desempenhos.

Vivemos um período revelucionário de DIREITA

Zé da Adega

Rosa disse...



Vou encomendar o jornal...a não perder...