quarta-feira, julho 02, 2014

O PS face à Europa

• Pedro Nuno Santos, A direita do PS:
    «(…) Defender abstenções nos orçamentos de estado de um governo “extremista, radical e liberal”, que “destrói valores civilizacionais” – expressões usadas pelo Partido Socialista nas últimas eleições europeias –, não sendo cinismo só pode ser expressão da assimilação da tese da direita sobre a crise e das suas soluções para a mesma. Privilegiar acordos com o PSD e o CDS é ignorar a derrota histórica que o povo português quis infligir a esses dois partidos, levando-os de novo para o governo pela mão do PS; por outro lado é desistir de construir uma verdadeira alternativa política. Têm razão os que lembram que não houve no passado, no que respeita à construção europeia, grandes divergências com o centro-direita, só que é precisamente nesse tema que a social-democracia se tem de distanciar desse campo ideológico. Na actual configuração, a zona euro é uma construção liberal e monetarista que torna impossível e inviável o projecto social-democrata. Se pretendermos defender o Estado social, proteger os rendimentos dos cidadãos, promover a igualdade e industrializar a Europa teremos de romper com a direita precisamente onde houve consenso durante demasiado tempo – o projecto europeu.»

6 comentários :

Ricardo Pinto disse...

Na mouche!

Tanta conversa sobre o europeísmo do PS e do PSD, mas a verdade é que, no passado, esse europeísmo era de facto uma visão comum sobre a Europa. Neste momento já não é.
Continuamos europeístas, mas não podemos aceitar o rumo liberal que a Europa está a tomar.

Muito bem visto pelo Pedro Nuno Santos.

Anónimo disse...

Concordo plenamente que só um PS de esquerda representado pelo Pedro e muitos mais e incorporado na candidatura do António Costa possa trazer ao país essa mudança democrática e social.

Anónimo disse...

Ao anterior comentarista: Essa sua conversa de que "só um PS de esquerda representado pelo Pedro ... incorporado na candidatura de A.Costa..."! Bem, é de uma estreiteza e de um sectarismo hilariante. Estava o A. Costa desgraçado se seguisse os seus conselhos. O ponto de fractura e de mudança politica não passa por ai, por "um PS de esquerda", os bonzinhos, contra os mauzinhos que seguem a direita. A demarcação é muito mais subtil e complexa... e tem de unir gente de bem. Tem de sentar muita gente à mesma mesa e depois ser capaz de chamar todos esses á acção. Pedro Nuno Santos sabe isso, felizmente

Conde de Oeiras e Mq de Pombal disse...



Precisamos URGENTEMENTE de uma expressão política nacional, visível, para a corrente de opinião representada por Pedro Nuno Santos neste Artigo!


Esta corrente de opinião, no momento presente, NÃO TEM EXPRESSÃO POLÍTICA ao nível partidário em Portugal e isso é gravíssimo.

Anónimo disse...

Mais uma vez estou de acordo com o Pedro Nuno Santos.A crise não é só ao nível do PS Português mas de todo o Socalismo não marxista Europeu. representado pela Internacional socialista.Não lhe chamo Social Democracia para não cunfundir com o caso Português.
É muito urgente que o PS resolva a sua crise interna. a actual crise ezstá a afectar o Partido , e o mais grave ainda é que alguns dos seus dirigentes parece não terem conciencia disso.

Anónimo disse...

Preferia quer fosse PNS a ser apoiado por AC do que o contrário. PNS anda ao engano no apoio que dá. Delgado Alves, Duarte Cordeiro e João Galamba também.