domingo, fevereiro 08, 2015

Negociar a Vida

• Fernanda Palma, Negociar a Vida:
    «(…) Havendo prescrição clínica, os próprios hospitais poderiam (e deveriam, numa lógica de direito de necessidade) ter passado por cima da burocracia e obtido diretamente o medicamento. Porém, a responsabilidade política do Estado e dos seus agentes não se dissolve no contexto amplo da negociação com a empresa, pois é inaceitável fazer esperar pelo melhor preço doentes que carecem do medicamento com urgência.

    Os entraves a que a doente falecida acedesse ao medicamento devem ser investigados pelo Ministério Público. Em última análise, a não diminuição do risco para a vida pode fundamentar um homicídio por omissão, provavelmente a título de negligência. A cadeia causal é complexa e difícil de apurar, mas quem teve o domínio do facto não pode invocar apenas uma transferência ou diluição das suas responsabilidades.

    Porém, a raiz de um eventual problema penal é política e ética. É admissível que um Estado que consagra o estado de necessidade coloque os cidadãos em situações de extrema necessidade em que nada lhes pode exigir? Certo é que tanto a atuação do Governo como a resposta da oposição foram fracas. Foi um doente, com a força do desespero, que acordou o Parlamento, substituindo a linguagem ritual dos Deputados.»

1 comentário :

Anónimo disse...

Em última análise, já era tempo de, em algumas situações, os governos omeçarem a "quebrar" as patentes de medicamentos. Mas como vivemos num mundo prenhe de imoralidade, aquilo que acabo de dizer é, para muitos, um sacrilégio. Além disso, se há coisa que os sucessivos governos portugueses têm demonstrado é uma confrangedora ausência testicular perante corporações e multinacionais...