sexta-feira, maio 22, 2015

«Mamute socrático»: pronto há três anos, inaugurado agora
(e Marcelo a deslocar-se de coche para as prédicas dominicais)


• Gabriela Canavilhas, Novo Museu dos Coches:
    «(…) Como é sabido, este museu tem sido considerado publicamente pelo secretário de estado da cultura, como “um erro”. “Não é prioritário, foi um erro”, disse ele no Parlamento. Logo os deputados da maioria, na Comissão de Educação e Cultura, profundamente conhecedores da matéria, o apelidaram de “mamute, elefante branco socrático”! Mal sabiam eles, que quem concebeu a ideia do novo Museu dos Coches, naquele sítio, no início dos anos 90, foi precisamente o atual Presidente da República, Cavaco Silva, com Pedro Santana Lopes na Secretaria de Estado da Cultura. Anunciaram oficialmente que haveria ali um novo museu, voltaram a anunciar nos governos de Durão Barroso/Santana Lopes, mas foi nos governos de Sócrates que finalmente se concretizou o projeto. O ex- ministro Manuel Pinho conseguiu o financiamento na negociação das contrapartidas do Casino de Lisboa e encomendou o projeto. Sem desvios de custos nem atrasos, a obra fez-se.

    E o que fez este governo?

    Por ser uma obra associada ao governo socialista, desvalorizou-a e adiou os projetos finais, até ao limite da irresponsabilidade. Vai inaugurá-la agora, com festa e pompa, mas sem o projeto museológico e sem a passagem superior sobre a Avenida da India, que são parte integrante do conceito global (porque ainda decorrem os concursos para as obras).

    Por outras palavras, o Museu vai inaugurar exatamente como a obra estava em 2012, quando o edifício ficou pronto. No entretanto, por razões ideológicas e eleitoralistas, perderam-se 3 anos de dinamização económica daquela área, de divulgação cultural e de exploração turística de um equipamento de 35 Milhões de euros. Como se estivéssemos em condições de desperdiçar recursos…

    Também foi veiculada a ideia de que o novo Museu iria aumentar significativamente a despesa pública em comparação com o atual museu no Picadeiro Real. Afinal, esta semana o SEC desdisse-se: os encargos com o novo museu serão praticamente os mesmos que os do atual Real Picadeiro em 2014 graças às receitas das diversas valências que lhe estão associadas. Tal como o PS sempre tinha afirmado, de resto.

    Finalmente, falta referir que a Fundação Casa de Bragança, presidida por Marcelo Rebelo de Sousa, tem sido a guardiã de 80 veículos do Estado, em Vila Viçosa, por falta de espaço no antigo museu em Belém. A narrativa museológica do novo Museu dos Coches previa que regressassem 40 carros da coleção do Estado. Apenas regressaram 26. Como se aceita esta subordinação do Governo a uma Fundação privada? (…)»

3 comentários :

Magus Silva disse...

RETRATO DA MENTIRA
Há muito, muito tempo que conheço esse género de gente. Alguns já estiveram enterrados, embalsamados, e regressaram, lindos e frescos, revestidos da mesma mentira, da mesma falsidade, do mesmo espírito destruidor.
São e serão sempre os mesmos, sempre a mesma espécie, por mais que tentem confundirem-se com o meio ambiente, tal o venenoso camaleão.
Estes sim, deviam ser sinalizados pelas suas vítimas, pelo perigo eminente que para estas presentam.

Anónimo disse...

Uma Fundação privada de gente do stato quo e da nobreza, que encobre todas as canalhices e vigarices patrimoniais sobejamente conhecidas do pretenso herdeiro ao trono e de sua mulher e sequazes (uma espertalhona na gestão de patrimónios e fortunas que atraem à causa e de se apropriam por doação de velhotes). Uma pouca vergonha.

Anónimo disse...

Perdeu-se talvez a suprema beleza, harmonia, elegância e equilíbrio que existia no velho museu do picadeiro, entre o invólucro clássico e os objectos maravilhosos mostrados.
Perde-se algo, outras coisas se vão ganhar. Nostalgia....