sábado, janeiro 31, 2009

"Jornalismo de investigação"




Poucas horas após a manchete do Correio da Manhã sobre as estranhíssimas movimentações imobiliárias da mãe de José Sócrates, o "jornalista de investigação" José Manuel Mestre mostrava na SIC toda a papelada do "escândalo"... Afinal, ainda era pior — a empresa que vendeu a casa tinha feito um mau negócio. Os documentos a que o "jornalista de investigação" tinha tido acesso aí estavam para o provar. Documentos (de notários? registos prediais? empresas imobiliárias?) que o jornalista tinha conseguido após a publicação da manchete do Correio da Manhã... num sábado (!!!).

Ficamos assim esclarecidos que:
    1. Ao contrário do que algumas pessoas querem fazer crer, a "investigação" não esteve parada desde 2004.
    2. Há uma lógica na distribuição de "informação", o que implica alguma forma de logística.
    3. Há mais "jornalistas" do que imaginamos dispostos a fazer figura de palhaço.
    4. Se a Justiça quiser deslindar o verdadeiro "caso", escusa de seguir a pista do dinheiro — basta-lhe seguir os "jornalistas".

Contributo do João

5 comentários :

grouchomarx disse...

essa é fácil, pura e simplesmente o coitado do jornalista, que ainda para cima teve de trabalhar ao sabado, recorreu a um daqueles serviços (ingleses, penso) que fornecem informação de natureza notarial via internet, por meia duzia de libras

Anónimo disse...

Esta campanha contra Sócrates é de tal forma nojenta (de facto, o episódio da compra da casa pela mãe de Sócrates é surreal - passou-se em 1998 !!!), e passou de tal forma os limites da decência que poderá virar-se contra quem a lançou.

De facto o lançamento do 5º canal está a colocar louca/enraivecida "gente importante". Só é pena que os jornalistas entrem nesta camapnha abjecta.

Anónimo disse...

Claro que nem água cristalina.

José Manuel Dias disse...

Investigações...ou coisas curiosas que explicam outras. Pombos- correios ou falta de notícias?

Anónimo disse...

Bufos, lambe botas e trapeceiros é o que são a maioria dos "jornaleiros".