sábado, dezembro 08, 2012

Antes e depois de Schäuble falar

• Constança Cunha e Sá, A dupla:
    ‘Num primeiro momento, a dupla Passos Coelho/Vítor Gaspar rejubilou intensamente com a aplicação a Portugal de algumas medidas acordadas para a Grécia. Os benefícios que daí viriam foram entusiasticamente dados como adquiridos com base no princípio de igualdade – que o intrépido Passos Coelho disse ter imposto na cimeira europeia de Julho de 2011. Uns dias depois, este idílico estado de coisas caiu por terra graças ao ministro das Finanças alemão que, paternalmente, aconselhou o governo português a não enveredar por este ínvio caminho que nos colaria irremediavelmente à Grécia.

    Perante este precioso conselho, a dupla desdobrou-se numa série de malabarismos que culminaram apoteoticamente numa pirueta de 180 graus: Passos Coelho, dando o dito por não dito, viu nas palavras do alemão um portentoso elogio ao seu programa de ajustamento. Por seu lado, Vítor Gaspar apressou-se a explicar que os portugueses, para além de piegas, preguiçosos e outros mimos afins, são também essencialmente burros, não tendo, por isso, capacidade para apreender as questões complexas com que ele, na sua infinita sabedoria, é obrigado a lidar.’

3 comentários :

Anónimo disse...

foi uma semana de recuos e avanços no dossiê dos juros mas também no dossiê dos co-pagamentos na educação. os artistas continuam em forma e os sabujos jornalistas também.

Anónimo disse...

Depois de se ter desdito a si próprio e ainda ter a lata de chamar estupidos aos portugueses enquanto o fazia, gaspar deitou abaixo mais um mito construido pelos endinheirados deste pais ( e que o apoiam) : não, caros Ulrichs desta vida, gaspar não é competente, não é o melhor ministro das finanças que já tivemos e para cúmulo é péssimo a inventar desculpas e esconder as suas próprias gaffes.
Dúvido também que seja de facto inteligente, mas enfim, dou de barato que o seja e que esteja para breve o seu pedido de demissão, após a divulgação dos numeros do defice para este ano.

Anónimo disse...

Gaspar o melhor ministro das finanças que Portugal teve nos últimos anos???

Só se por ser o recordista de orçamentos suplementares

RS