sexta-feira, dezembro 21, 2012

"Temos o primeiro-ministro mais aldrabão, incompetente, irresponsável e perigoso de sempre"


• Fernanda Câncio, Incrivelmente é pouco:
    ‘Não há como negar: temos o primeiro-ministro mais aldrabão, incompetente, irresponsável e perigoso de sempre (desde que há eleições livres, bem entendido).

    Vejamos as suas últimas declarações sobre as pensões: um chorrilho de inexatidões, mentiras e acinte. Diz Passos que a denominada "contribuição especial de solidariedade" (CES) é pedida aos que recebem "pensões muito altas". Exime-se, desde logo, de explicitar que para ele as "pensões muito altas" começam nos 1350 euros - primeira aldrabice. E prossegue: esse "contributo especial" é devido por quem recebe essas pensões "por não ter descontado na proporção", quando "hoje os que estão a fazer os seus descontos terão a sua reforma como se esta fosse capitalizada - tendo em conta todos os descontos". Refere-se ao facto de as regras de cálculo terem mudado em 2007, com o primeiro Governo Sócrates (e uma lei aprovada apenas com votos do PS), quando antes se referiam aos melhores dez dos últimos 15 anos ou mesmo ao derradeiro ordenado.

    Sucede que, ao contrário do que esta conversa dá a entender, a dita "solidariedade" imposta às pensões a partir de 1350 euros vai direitinha, como aliás esta semana o insuspeito Bagão Félix frisou no Público, para o buraco do défice. Não vai para a Segurança Social e portanto não serve para "ajudar" nas pensões futuras - segunda aldrabice. E se as pensões "mais altas" não foram calculadas com base na totalidade dos descontos, as mais baixas também não - aliás, as pensões ditas "mínimas" referem-se a carreiras contributivas diminutas. Pela ordem de ideias de Passos os seus beneficiários têm o que merecem: pensões baixas por terem descontado pouco. Mas faz questão de repetir que lhas aumentou em 1,1%, dando a entender que a CES serve para tal (terceira aldrabice), enquanto a verdade é que o faz com o corte do Complemento Solidário para Idosos. Ora se nem todos os que recebem pensões mínimas são pobres, o CSI, fulcral na diminuição da pobreza dos idosos nos últimos anos, foi criado para somar às pensões muito baixas de quem não tem outros meios de subsistência. E é aí que Passos tira, com o desplante de afirmar que é tudo "em nome da justiça social" (esta aldrabice vale por cem).

    Mas a maior aldrabice, implícita em todo este discurso, é de que a Segurança Social é já deficitária e urgem medidas hoje. Citando de novo Bagão, "o Regime Previdencial da SS, além de constitucionalmente autónomo, até é superavitário (mais receita da TSU do que as pensões e outras prestações de base contributiva)! E tem sido este regime a esbater o défice do Estado e não o inverso, como, incrivelmente, se tem querido passar para a opinião pública".

    Sim, Bagão está a falar do seu camarada de partido, Mota Soares, e a chamar-lhe mentiroso. Incrivelmente? Não: devíamos estar todos a repetir o mesmo, todos os dias, em todo o lado, até que este pesadelo acabe. E possamos, finalmente, discutir estas coisas tão sérias com seriedade.’

9 comentários :

Alexandre Herculano disse...



Este "pesadelo", que todavia é bem real, só vai terminar quando:

1º - Os traidores Passos e Relvas forem corridos do Conselho de Ministros de Portugal, de preferência ao pontapé;

2º - A moralidade e a decência voltarem ao Palácio de Belém;

3º - A coragem, a clareza e a coerência políticas regressarem ao Largo do Rato!

Todas estas condições são absolutamente necessárias, mas nenhuma só por si é suficiente.


E ontem já era tarde para tudo isto se concretizar, a bem da Nação e do Futuro dos nossos descendentes.

Anónimo disse...

Imaginem que a venda da TAP, deu no que deu - uma rapsódia.

Imaginem que PR era o General Eanes

cujo 1 Ministro era Dr. Anibal.

Imaginem que o lìder da oposição era o dr,SCarneiro.

Imaginem a barafunda que esta rapsódia fazia.


Alguém tem dúvidas que o dr.SCarneiro pedia com urgencia uma audinência ao PR e tornava publico a demissão do governo, nomeava-se um governo por 6 meses para negocios correntes e procedia a eleições antecipadas

Era assim que o lider da oposiçao procedia

E por cá, o líder da oposição o que fez? expliquem-me porque não entendo.

Não basta ter razão.

O resto já se conhece.

Zé Boné

Anónimo disse...

O Brasileiro, ou Colombiano, ou Russo, ou pqp, salvo seja - tem mesmo cara de vendedor de coca.

Feeling - raramente me engano.

O que é isso de 40 milhões, basta um carregamento.

Completa choldra

Zé Boné

Anónimo disse...

Estes "gajos" papagueiam tudo o que les apetece e convem. Metem todos os reformados e pensionistas no mesmo saco. Houve, há anos atrás, funcionários públicos que aproveitaram "facilidades dadas" para pagarem anos de contribuições em falta e se reformarem antes do tempo. Depois vieram os deputados com as suas condições especialíssimas! Mas era legal (e imoral) não era? Os trabalhadores do privado tiveram sempre tratamento diferenciado! Sem a idade e os anos de desconto requeridos, a reforma era uma m.
Ora bolas! Quem contribuiu para a reforma dos seus concidadãos durante 46 anos sem interrupção (apenas com baixas ao trabalho por maternidade)agora que se reforma aos 65 anos já é um fardo para os estão no activo ?

Anónimo disse...

O post da Fernanda Cancio está bem esgualhado.

>Só nao chamou cigano e não concordava - o cigano tenho em boa conta.

O Troika, estou como o outro, até a dormir mente e aldraba.

A Lontra de Queluz

Anónimo disse...

Este energúmeno, de quem se diz ser 1ºministro,é um mitómano, um mentiroso compulsivo, portanto, um individuo, altamente, perigoso, precisamente,por ser portador daqueles distúrbios psíquicos. Um homem destes a governar um País só pode dar numa catástrofe. Se este (des)governo chegar ao fim do mandato, melhor seria que tivesse-mos tido uma guerra civil, era mais fácil levantar o País!!!

Anónimo disse...

Coitado!...o Mota Soares não tem culpa, absolutamente nenhuma, culpado foi quem convidou este ignorante para um cargo de tamanha responsabilidade. Com este tipo de gente, desta área ideológica e com esta sensibilidade social outra coisa não seria de esperar!!!

Anónimo disse...

Olhe que o Mota Soares também não parece ser grandemente dotado no campo da inteligencia...

Aliás, só imbecis ignorantes e claramente inflacionados no seu valor em termos laborais, é que aceitariam fazer parte de um governo liderado por um tipo que parece sofrer de algum disturbio psiquico e baixo QI...

Anónimo disse...

temos a maior classe de mentirosos na classe politica mais ainda de currupetos e alguns ladoes sovistoi