quarta-feira, dezembro 04, 2013

É capaz de ser mesmo incompetência


O Governo andou dois anos e meio à procura de uma solução para os Estaleiros Navais de Viana do Castelo. A solução encontrada, depois de muitas promessas do Governo, não é propriamente uma operação de se lhe tirar o chapéu: o despedimento imediato dos 609 trabalhadores da empresa, o gasto de 30 milhões de euros para o pagamento de indemnizações, fora a assumpção do passivo, e o arrendamento das instalações a troco de 34 mil euros mensais, com a vaga promessa de a subconcessionária vir a contratar trabalhadores no futuro [a empresa quer recontratar centenas de trabalhadores caso consiga encomendas, Portas dixit], não necessariamente os que agora prestam serviço na empresa.

Aguiar Branco demorou todo este tempo para encontrar um pretexto: (1) a União Europeia não permitiria apoios estatais aos Estaleiros de Viana, (2) apoios esses concedidos pelo Governo do PS.

Quanto aos apoios concedidos aos Estaleiros de Viana, Aguiar Branco andou uns tempos a sustentar que fora obra do PS. Quando confrontado hoje na Assembleia da República por Marcos Perestrello com a edição do Jornal Oficial da União Europeia de 3 de Abril de 2013, no qual se lê que há um apoio concedido pelo governo dos estarolas em 2012 (vide quadro acima), o graduado ministro da Defesa, apanhado em contra-pé, respondeu que apenas tivera de “assumir as responsabilidades de financiamento contratadas pelo anterior Governo”. Ao procurar escapulir-se, Aguiar Branco deixa o ministro da Defesa do Governo de Santana Lopes, um tal Paulo Portas, em maus lençóis: é que o Governo socialista teve, em 2006, de “assumir as responsabilidades de financiamento contratadas pelo anterior Governo”. Quem parece ter razão é o porta-voz da comissão de trabalhadores dos Estaleiros, quando diz que “ele não sabe o que está a dizer”.

Quanto à posição da União Europeia sobre a concessão dos apoios, a verdade é que não há nenhum processo encerrado. Antes mesmo de poder haver qualquer decisão, e ao contrário de vários outros casos em diversos países, o governo dos estarolas agachou-se e deu a patinha ao dono: “Há vários países da Europa com os mesmos problemas e estaleiros navais com o mesmo tipo de questões e que não há uma notificação final e definitiva da Comissão Europeia”.

Ficou-se, na comissão parlamentar, sem saber se Aguiar Branco desconhecia a informação que Marcos Perestrello lhe transmitiu: “Sabe quantas vezes, quantos processos, por ajudas supostamente ilegais, a Comissão Europeia instaurou? Cinco. Portugal, Espanha, França, Holanda e Polónia. Sabe quantos euros foram até hoje devolvidos? Zero euros”.

Perante a triste desistência do Governo, ainda temos de suportar o humor negro de Paulo Portas, que, sem revelar incómodo com o despedimento de 609 trabalhadores, teve o desplante de dizer que já os governos de direita já salvaram “duas vezes” os Estaleiros Navais de Viana do Castelo.

10 comentários :

jose neves disse...

Se estou bem lembrado este estarola tipo galito fanfarronote prometeu, logo após tomar posse, que ia resolver o problema dos ENVC em seis ou oito meses.
Mais um estarola estilo santana que também resolvia em seis meses quer o túnel do Marquês quer o parque Mayer quer a reabilitação da baixa do Rossio.
Verdadeiramente do que esta gente trata, e isso trata bem, é destruir, arrasar, matar qualquer solução e possibilidade de solução.
Que tristeza Portugal.

Anónimo disse...

O filhote Aguiar Branco não passa de um burguês da Inbicta que andou sempre debaixo das saias da mamã e depois foi para o do escritório do papá. Aos 40 anos lembrou-se que já estava crescido para ir para a política. Num partido que tem um Passos com "líder", tudo é possível. E lá andamos todos a pagar os dislates desta garotada filhos de papai!

Anónimo disse...

Inacreditável . a casa da Fontesanta é a casa da D. Micas são uma cambada de proxenetas. salvo seja

Fora - os que estão presos

Isto só visto

O culpado disto - sei muito bem quem é

Zé da Adega

Anónimo disse...

Miguel,

Passos Coelho continua promover os colaboradores mais próximos, desta vez o Chefe de Gabinete do PM, enquanto permanece no dito cargo http://dre.pt/pdf1sdip/2013/12/23600/0664606646.pdf

Anónimo disse...

sim, mas esse colaborador próximo tem andado próximo de outros


http://aventar.eu/tag/francisco-ribeiro-de-menezes/

convém denunciar os vasos comunicantes

Anónimo disse...

Lindo !!!! Parece que o governo anterior nada tem a ver com o assunto! Pois eu digo que por falta de coragem não resolveu o problema dos estaleiros e atirou dinheiro para cima para tapar e evitar quaisquer problemas e arranjar sarilhos em eleições. Quando pela 1ª vez, bem ou mal, se resolve um problema aos contribuintes portuguese que durante anos andam a pagar os prejuidos dos estaleiros, vêm gritar a dizer que está mal???? Tiveram 6 anos para resolver o problema, não o fizeram e agora é que têm soluções? Sabem por acaso que grande parte dos "trabalhadores dos estaleiros" têm outro emprego e recebem tambem dos estaleiros? O que é feito das ecomendas do amigo Chavez? É vergonhosa a desonestidade socialista !!!!

Anónimo disse...

Porque insistem alguns MANHOSOS(03:29:00PM) em frequentar este sítio de gente decente?

arebelo disse...

Ao "Manhoso",de DEZ 05,23H00,apenas uma dúvida,onde raio coloca a "vergonhosa honestidade"da turba cavaquista que se abotoou com os biliões,dizem que à volta dos nove mas parece ser segredo de Estado, da SLN/BPN,psd incluido para efeitos de financiamentos e não só?E manter no pote um bando de delinquentes que já arrasou o país,porque há que branquear e safar a rapaziada da tal "vergonhosa honestidade"o que passa pelo sócio fundador do aludido empreendimento bancário?O anonimato é "honestidade"que apazigua a má consciência?

Evaristo Ferreira disse...

Este assunto mostra bem a incompetência desta cambada que nos desgoverna. Fazem asneira atrás de asneira, não têm uma ideia séria, justa e eficaz para resolver os problemas do país. A política chegou ao nível da mediocridade.

Anónimo disse...

"O que é feito das ecomendas do amigo Chavez? "
Terá de perguntar ao SEU amigo Aguiar Branco que foi quem "cancelou" a encomenda ao recusar-se a comprar o material para a mesma ser efectuada.
Vá informar-se para não fazer figura de otário, que os leitores deste blog não são os acéfalos leitores do CM.