terça-feira, março 20, 2007

PGR desmente Cluny

Cluny anda por aí a dizer aos associados do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP), através da comunicação social, que está em curso uma governamentalização do Ministério Público e uma subalternização do procurador-geral da República.

O procurador-geral da República, Pinto Monteiro, desmente categoricamente as palavras de Cluny. Com efeito:

    «[o PGR,] quando questionado sobre se as novas leis que estão a ser elaboradas e aprovadas pelo Governo, no âmbito da Justiça e da Administração Interna, colocam em causa a autonomia do Ministério Público, Pinto Monteiro respondeu: "Na minha perspectiva, não".»

    Além da nova Lei sobre Política Criminal, ainda em fase de anteprojecto, o Governo aprovou recentemente dois diplomas visando a criação do Conselho Superior de Investigação Criminal, presidido pelo primeiro-ministro e com participação obrigatória do PGR, e o Sistema Integrado de Segurança Interna, para coordenar os órgãos de polícia criminal e chefiado por um secretário-geral que ficará na dependência do chefe do Governo.»

A conclusão é que o presidente vitalício do SMMP teme a sua própria subalternização, porque as pessoas começam a ficar fartas da inconsistência das suas opiniões:

    • Um sistema integrado de segurança interna é um perigo para a separação de poderes? Porquê?
    • A definição de prioridades da política criminal é um perigo para a democracia? Porquê?

Não vão longe os tempos em que o comendador José Adriano orientava a política criminal de acordo com as circulares do Sindicato. Cluny olha para trás e não se conforma. Que há-de ele dizer agora à meia dúzia de compinchas que acha mais graça ouvi-lo do que despachar processos?

6 comentários :

Anónimo disse...

O cluni padroeiro dos perdedores do MP, anda por a bugiar cuspindo palavrões contra as leis que aí vem, como se o zé lhe prestasse alguma atenção. Claro que ninguém o leva a serio, o janota no seu estilo snobe não passa de mero serventario dos corporativo/comunistas que vegetam pelos corredores dos sem abrigo.
A telenovela "cluni o controleiro" está

Anónimo disse...

Cluiny, cluiny... que lindo nome ostenta tão nobre cavaleiro das cruzadas pela autonomia do mp.Seu porte aguerrido,peito para fora,lingua afiada,fiel depositario da legalidade bastarda, está prestes a perder a guerra. Os seus seguidores já começaram a fugir ao combate frontal, preferem as abas, pensando ser mais seguras, mas não, os legalistas do REINO não lhes darão treguas e o desterro será o seu destino. Estarão a prazo condenados pela plebe e as suas memorias farão parte do lixo da historia.Este é o destino dos que renegam o seu passado.
O camarada

Anónimo disse...

Desta vez o Dr. Cluny tem razão.
Só um ignorante ou cego pode considerar normal que no Estado democrático o primeiro Ministro superintenda a um órgão de controle superior da investigação criminal.
É claro que parece que há alguns "ignorantes" mas que não sãoi certamente cegos pois sabem exactamente aquilo que querem...
Mas fiquem a saber que algumas investigações, mesmo que fiquem mal feitas, não saem para as mãos das polícias.
Lembram-se da Casa Pia, bem ou mal a Sr Ministra ficou "às aranhas".
Governem e deixem-nos trabalhar.
A propósito já reparei que o Cluny deve ter roubado mais namoradas no liceu, não só ao Miguel Abrantes. Mas os outros pelo menos reconhcem que ele é janota. Já não é mau é bom saber perder.

Anónimo disse...

Há uma faceta no percurso pessoal do Dr. Cluny que o Miguel ainda não "explorou": o das gajas.
Na FDUL, eram paletes de gajas, mas paletes mesmo que o acossavam,ainda que Cluny, altivo, aparentemente roçasse um pequeno desprezo por semelhante assédio...

Quebrou imensos corações, garanto-lhe.

Anónimo disse...

Vai-te foder, ó Abrantes:

DESTA VEZ O CLUNY TEM TODA A RAZÃO.

E O QUE DIZ PINTO MONTEIRO NÃO CONTA. É QUE ESTE GAJO FOI NOMEADO PARA ISSO, PARA APARAR TODOS OS GOLPES DESTE GOVERNO SEM VERGONHA. O PINTO DE SOUSA É AINDA MAIS MENTIROSO QUE SOUTO DE MOURA E COM MUITO MAIS RESPONSABILIDADES.

MAS DISSO NÃO FALAS TU, Ó FILHO DA PUTA DE ABRANTES!?

Anónimo disse...

Este ordinario, aparece como o heroi defensor do Cluny,será mais um licenciado magistrado com nota de 9.9, está tudo dito.Com estes companheiros o cluny está feito. Também consta por aí que de tantas gajas que papou?...virou de posição, será verdade?Esperemos pelos proximos capitulos.
O camarada