quinta-feira, dezembro 20, 2007

Se não foste tu, foi o teu irmão… A Teixeira Duarte é que não!

Naquele jogo das setinhas na última página do Público, o crucificado do dia é Mário Lino. Que fez o homem de mal nas últimas 24 horas? Nada… só que “calhou ser este” o ministro das Obras Públicas quando abriu o último troço da linha do Metro que acaba em Santa Apolónia. Não acredita, caro leitor, que tenha sido essa a razão para levar com uma setinha de pernas para o ar? Veja a redacção do Público a exprimir de imediato o direito à indignação: “O Governo (calhou ser este) devia abrir as portas com vergonha e pedir desculpa ao país pelos dez anos de atraso”.

Já que está com a mão na massa, o Público prossegue com inexcedível zelo: o pedido de desculpa é também devido pela “derrapagem para o dobro”. Qualquer principiante que lide com o regime das empreitadas de obras públicas sabe distinguir “trabalhos a mais” (sinónimo de derrapagens, expressão celebrizada por Sousa Franco a propósito do CCB) de “mais trabalhos”, não misturando estas noções distintas. O Público, um reconhecido jornal de referência, não distingue, misturando estações com túneis e obra nova (prolongamento até Santa Apolónia) com obra adjudicada (Terreiro do Paço).

Nem era preciso o Público extrair uma conclusão para nós próprios sabermos quem foram os marotos: “A obra é um monumento à impunidade política. Jorge Coelho e Ferro Rodrigues foram os ministros responsáveis.” Além de Mário Lino, naturalmente. Antes (Ferreira do Amaral) e depois (Valente de Oliveira e António Mexia) não contam. São do PPD/PSD. E do consórcio liderado pela Teixeira Duarte é melhor não falar — que a construtora ainda pressiona o BCP para que retire a publicidade do jornal.

[A acompanhar nos próximos dias.]

6 comentários :

Anónimo disse...

Ate chateia esses gajos, em vez de serem serios, que é esse o verdaeiro sentido de informar, não senhor, vivem com a espinha curvada á espera de um almoço.

Esquecem-se o que foi os adicionais para a finalização dos auto estradas, para gaudio do professsor de economia, os seus 10 anos daquele que foi o pior 1º ministro dos ultimos 50 anos



Não leio essa merda desde a nascença, não me pagam oculos, sem do meu bolso

nem "putas" sabem ser, são rafeiros

Ze Boné

Anónimo disse...

M.Abrantes
Não o conheço mas já não passo sem o ler todos os dias...

O próximo ano vai ser difícil.
Estou certa que não vai deixar estes pasquins sem resposta todos os dias.
Obrigada.
Bom Natal para si e um Bom Ano.
GA

Anónimo disse...

A COBA avaliou o desastre e disse que a TD não tinha culpa.O Metro aceitou. A Coba é 95% propriedade da TD. O PCA do Metro desertou em combate.É como o Tunel do Rossio, mas neste já levaram alguma paulada.

Anónimo disse...

A derrapagem «para o dobro» é puro delírio. E imaginar que o director que assina tal texto é o que dirige a secção de economia... Meu Deus, nem contas sabe fazer. Ou melhor, saber sabe...

Anónimo disse...

Segundo ouvi na TV a companhia responsável pelo "erro técnico", que originou o atraso, devia pagar uma elevada indemnização ao Estado.
Essa indemnização só não foi paga por um "êrro burocrático".
É caso para perguntar quem foi o responsável pelo "êrro burocrático" para este pagar a indemnização devida a todos os portugueses.

Anónimo disse...

Este MF é um fascista imbecil, raivoso e mentiroso.Está nas maõs do patrão da SONAE, lambe-lhe as botas,todos os dias.Deve ser desmascarado pelos atropelos à verdade dos factos.Tornou o jornaleco num meio de propaganda de apoia da direita, nem o ex-SNI fazia melhor.