domingo, novembro 15, 2009

A palavra aos leitores

António L. enviou para o CC um e-mail sobre uma peça do Telejornal de hoje da RTP. Também fiquei siderado: desde os “especialistas” ouvidos que só defendiam uma das posições à música tétrica a acompanhar as imagens, tenho a certeza de que Pacheco Pereira ou Cintra Torres darão 20 valores ao trabalho da equipa de Judite de Sousa. Eis a parte mais relevante do e-mail:
    Acabámos de assistir a mais uma brilhante peça jornalística do Telejornal da isenta e brilhante Judite de Sousa. Tratou-se de uma reconstituição do caso "Face Oculta" no que ao primeiro-ministro diz respeito. É interessante a palavra reconstituição, e imagina-se a imaginação dos jornalistas criando um cenário digno de um policial de terceira categoria. Lá estavam os "muito grande" planos, por vezes roçando o detalhe, a câmara entre o desfoque e a nitidez da focagem, como se tudo fosse o retrato de uma situação muito escondida, muito à socapa. Detalhe interessante, a banda sonora, música a dar o ambiente da suspeição. Ou seja, um registo que é também uma tentativa subliminar de deixar uma mensagem na cabeça de cada telespectador, ou seja a dúvida sobre o envolvimento do primeiro-ministro num processo obscuro. Mais uma tentativa, mais um caso. É isto o serviço público de televisão? Se é, não é diferente da informação tablóide. E uma pessoa pergunta-se que porcaria é então aquela?

13 comentários :

Anónimo disse...

também assisti, foi de facto vergonhoso

Anónimo disse...

Não precisave de lançar a dúvida, pois que o Juiz de Instrução Criminal de Aveiro já a teve e, pelos vistos, com algum fundamento porque ouviu as gravações.

Só por essa dúvida ou "INDÍCIOS" se justificou a extracção de certidões.

E, depois, sejamos claros, se nada tem a ver com a prática de qualquer crime, o Senhor Eng.º Sócrates que deixe publicar as gravações.

É privado?
Diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és".

Zeferino Torres

Anónimo disse...

não é o Eng Sócrates que tem que deixar publicar as gravações ou não.
Deixem de emprenhar pelos ouvidos!

Anónimo disse...

Será a vingança ao pormenor de terem dado à estampa o prolongamento da entrevista à MFL?
A vingança, serve-se fria...
Teremos que levar no Canal Público com a M.M.G, sem botoque, será?

Anónimo disse...

A RTP é uma lástima. Mas a culpa é do Sócrates em nomear para administradores gente de direita.Bem basta o que já lá estava.

Anónimo disse...

O jornalismo de serviço público não pode ser aquilo. A encenação jornalística feita daquela maneira é demasiado alarve. Queremos factos, não cenários, ficções. Sobre isto, vale a pena ler, mais uma vez, o Ferreira Fernandes.

baladupovo disse...

Uma coisa é certa, no meio desta orgia de jornalismo, fugas ao segredo de justiça, actos ilícitos cometidos pela própria justiça, espionagem ao 1º Ministro de Portugal, tentativa de conspiração presidencial contra o 1º Ministro de Portugal, etc, etc, etc.. uma coisa temos de ter por certa: A FACE OCULTA NÃO É SÓCRATES NEM O PS.

Anónimo disse...

Vi através da RTP internacional.
Chocante.

Anónimo disse...

Se alguem esperava honestidade profissional da Dª Judite de Sousa ficou desenganado de vez.Pessoalmente nunca gostei da senhora, e depois dos "papelões" que tem feito nas entrevistas, já devia estar na prateleira.Mas a R.T.P. , no conjunto está pouco melhor.Estão com medo de perder o tacho?

Anónimo disse...

Tem toda a razão.
O alinhamento dos telejornais muitas vezes não se distingue da imprensa tablóide.

Anónimo disse...

Tem toda a razão.
O alinhamento dos telejornais muitas vezes não se distingue da imprensa tablóide.

chacal disse...

Uma cabra essa dona prima, é nitidamente um favor ás oposições, politica e judicial.

Anónimo disse...

face oculta?
face?
oculta?